Aventuras com sobrenatural no mundo moderno.

 

“Ou: heróis quebrando o pau na cabeça de criaturas sobrenaturais no mundo moderno”.

 

As aventuras no mundo moderno não são novidade (GURPS, Rifts, etc.). Reunir essas aventuras com o sobrenatural também não é nenhuma novidade (Trevas, Shadowrun, Kult, D20 Moderno, Hunter: the reckoning, etc.). Mas justamente porque não é novidade é que eu quero abordar alguns pontos dessa ambientação e como você pode trazê-la de forma divertida para a sua mesa de jogo.

A primeira coisa a determinar é que tipo de “horror heróico” este tipo de campanha está focado. Pode ser algo como visto em jogos de loucura eminente e sobrenatural como Alone in the Dark e séries como Supernatural; de mistérios e mais mistérios como Arquivo X; de porradaria sobrenatural como Angel e Buffy, a caça vampiros; ou de horror biotecnológico como em Resident Evil. Em Resident Evil? Sim, quer algo mais sobrenatural/horroroso/ perigoso do que plantas zumbis carnívoras mutantes?

Neste tipo de campanha monstros espreitam nas sombras do mundo moderno, agindo, na maioria dos casos, como lendas urbanas. Os heróis combatem estes monstros e oferecem, mesmo em pequena escala, alguma esperança frente ao horror destas criaturas.

Neste tipo de jogo, monstros de milhões de histórias de terror não apenas habitam nosso mundo, como interferem nele de forma muitas vezes trágica e devastadora. Eles caçam nas ruas enevoadas e sujas das grandes cidades, espreitando nas sombras dos becos, agindo sorrateiramente nas cidades que muitas vezes sequer suspeitam de sua existência. Muitos destes monstros se utilizam de nossas crenças na modernidade e na ciência para esconder suas presenças. As defesas naturais da mente humana se encarregam de transformar aquele terrível vampiro num “gótico pálido com dentes de cerâmica” e aquele terrível lobisomem no “maior pittbull que eu já vi”. Existem, entretanto aqueles que conhecem a natureza verdadeira do mundo. Este conhecimento tanto pode ser sua salvação como a sua perdição, afinal, se você pode ver os monstros como eles são, os monstros também podem ver você.

O papel dos heróis.

Neste tipo de história os heróis são gente comum que de uma hora para outra se vêem envolvidos com o sobrenatural. Pode ser que aquele seu avô meio birutinha que acabou de falecer fosse, na verdade, um experimentado caçador de monstros e agora cabe a você manter “os negócios da família”. Outra opção é que você estava no lugar errado na hora errada e acabou vendo mais do que gostaria de ver. Outra opção é que o governo sabe da existência dos monstros. Você existe ou foi treinado/criado para combatê-los.

Neste tipo de cenário o conhecimento normalmente leva à loucura e ao desespero. Isso acabaria com pessoas comuns, mas como nós sabemos bem, heróis são feitos de uma liga mais resistente. Ao invés de se isolarem da verdade eles aceitam, mesmo que relutantemente, o desafio de combater as criaturas das trevas. Claro, que existem aqueles que fazem isso por senso do dever, enquanto outros o fazem por mera sobrevivência.

É importante ressaltar que nesta colisão entre os dois mundos, o moderno e o sobrenatural nem tudo é o que parece. Em muitos momentos os heróis vão depender mais de raciocínio rápido e boas idéias do que de alta tecnologia ou magia. Como dar cabo, no mundo moderno, de um fantasma que é imune à balas? Como resolver o caso de um assassino que já está morto, mas mesmo assim ainda assola os parentes de suas vítimas? Neste caso é importante o mestre saber que tipo de magia estará colocando no jogo.

Também vale a pena considerar o clima que você quer em seus jogos e mais importante que isso, se os seus jogadores estão a fim de embarcar nesta viagem pelo sobrenatural. No mais, resta apenas se divertir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: