Do micro para o macro: a minha visão sobre o pensamento da Blogsfera.

Eu li em algum lugar um post sobre o crescimento da blogsfera brasileira que dizia mais ou menos assim: “O cara vê um blog novo e ao invés de juntar forças com o que já existe, ele resolve montar o seu…” Antes de qualquer coisa, peço desculpas ao autor desta frase – ou de algo parecido com isso – por não poder citar adequadamente a fonte, mas não consegui marcar o local onde li isso. Mas o importante é que eu li e depois de um tempo esse fragmento de texto começou a martelar na minha cabeça.

Eu fico pensando… o que tem de errado em montar o seu próprio blog? O que me consta, o principal motivo deste blog existir é que a sua primeira encarnação nasceu como uma resposta de ojeriza á política dos grandes portais – especialmente ao portal cujo nome não pode ser dito. Ora, um portal é um grande agregador de artistas e escritores que escrevem sob uma bandeira. De repente não é o Fulano, e sim o Fulano do Blog XPTO. E como já dizia o meu amigo Fred, esse papo de sustentar os outros com o meu trabalho só serve para turbina de avião.

Claro que com o crescimento da blogsfera alguns ganham e outros perdem. Com mais gente postando o número de informações diárias aumenta muito e pode ser que aquele leitor que aparecia atrás de você todos os dias acabe te trocando por outro que atualiza com mais freqüência. Mas de boa, e daí? Se ele levar embora todos os trolls e spammers que vira e mexe eu tenho de deletar/moderar/excluir vou estar muito bem.

Eu sempre acreditei que os movimentos verdadeiros nascem do micro para o macro. Assim sendo eu prefiro que tenhamos 50 blogs que movimentam, cada um, 300 visitas por mês do que um único site que, sob sua bandeira, movimente 35 mil visitas por mês. Antes eu tivesse 20 eventos de RPG por ano, cada um com seus 50-100 jogadores do que ter apenas um, mas que movimenta 15 mil pessoas num fim de semana. Vai ver o que faltava era algum veículo que permitisse esse tipo de veiculação. Se você pensar cada blog individual como um fanzine e cada blog coletivo (com equipe) como uma revista, estamos nos afogando nelas. Mas neste caso, afogar é MUITO bom, por que expõe dezenas de visões de mundo blog, mesmo que por pouco tempo.

E se você ler isso aqui em algum lugar e tiver vontade de escrever algo para você, vá em frente. Escreva mesmo, coloque sua cara lá para todo mundo ver. Você atrairá um idiota, com certeza. Mas também te ajudará a fazer amigos. Que tal?

15 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Daniel Anand
    mar 12, 2009 @ 19:31:40

    Valberto, concordo e apoio 100% a sua sugestão. Pra mim a beleza da “blogosfera” é que qualquer um tem espaço para sua voz, seus textos, suas opiniões. Hoje com três cliques se monta um blog, aproveite. A comunidade só tem a ganhar.

  2. Fabiano Neme
    mar 12, 2009 @ 20:33:59

    Quem dera eu tivesse 300 visitas por mês :P

  3. Armageddon
    mar 12, 2009 @ 20:58:13

    Eu comentei algo nessa linha, mas no meu caso a idéia por detrás das palavras era a de que textos muito bons, com muita qualidade ficam perdidos e esquecidos em alguns cantos da internet.O Vorpal do Neme ai em cima por exemplo. Ele tem potencial pra ter 300 leitores por dia, e não por mês.

    Esse é meu ponto, acho ótimo cada um ter a oportunidade de criar seu próprio blog, mas também acho ótimo que cada um tenha a oportunidade de ser visto =)

  4. d.darkangellus
    mar 12, 2009 @ 21:27:28

    A internet é um meio de comunicação e como tal será explorada ao máximo.

    Quanto ao comentário do Armageddon sobre textos de qualidade,acredito que os ”Top 10” dos Blog’s podem indicar e/ou sugerir algo de um Blog Menor,como ocorreu com o Pop Dice,quando indicou o Old School,um Blog bom(pra Kcete!)e que,talvez,sequer saberia sobre sua existência,caso isso não ocorresse.

  5. Mirallatos
    mar 12, 2009 @ 21:31:35

    Eu também não vejo problema nenhum, já que mais do que nunca a internet tem se democratizado. Agora, particularmente, penso que seria interessante se houvesse um direcionamento por parte dos blogueiros. Fica chato ter 30 blogs funcionando como matriz de notícias, quando poderíamos ter a mesma quantidade focada em temas específicos.

  6. d.darkangellus
    mar 12, 2009 @ 21:44:23

    Falando sobre Blog’s recentes,também entrei para a Farra,com o Adrenalina Rpg,que está em fases de testes,porém se tudo correr bem,pretendo me divertir com ele.Inclusive,valberto,postei um Artigo sobre Nnjas no Blog,você como fã,se desejar,visita lá.
    :)

  7. rsemente
    mar 13, 2009 @ 01:12:15

    Essa é a opnião da grande maioria, e eu concordo, só tenho algumas devidas resalvas
    http://guerrasdraconicas.wordpress.com/2009/03/09/corram-a-blogosfera-rpgistica-lotouparte-2/

  8. Arcano
    mar 13, 2009 @ 02:13:02

    Fala Valberto, realmente não há mal nenhum. (Por acaso eu sou a fonte..hehe!). O problema seria, como também citei na postagem, a criação de blogs “sem identidade”, que acabam sendo uma mini-cópia de um blog que já tem seu trabalho “visualizado por 300 pessoas por mês”. Essa postura de criar por criar é que é o “x” da questão. Quanto à quantidade, está certíssimo, mas sou do ponto de que qualidade é melhor do que quantidade, entendeu?

    Fique na paz, e que a essência do RPG possa sempre correr nas suas veias…

    Abraço do Arcano.

  9. valberto
    mar 13, 2009 @ 02:45:35

    Olá Arcano. Desculpe mesmo não ter lembrado do nome.
    Eu penso diferente. Eu lido com a questão da propabilidade. Quanto mais blogs mais chances de sair algo que preste do bolo e vc fica sempre dando “refresh” no sistema, sempre com circulção de material novo. Não goso da idéia de uma bogocracia dos melhores. Fica com paz.

  10. Talude
    mar 13, 2009 @ 04:08:18

    Eu comentei no Inominattus, mas vale pra cá tb.

    Eu lembro que em 2002 chegou a ter uns blogs de RPG, mas a maioria era sobre campanhas. Lá fora tinha bastante, mas parece que os blogs no exterior estão minguando, sejam de RPG ou não. No Brasil, o movimento é o inverso, estão saindo muito blogs, principalmente de HQs, mesmo o Dr. Pepper mudou o formato de site para blog. Na parte de RPG é ó ver o Ranking Cinza/PopDice para ver como está crescendo, como agora, acabou de sair o blog do Tagmar2.

  11. Jean da Silva
    mar 13, 2009 @ 05:07:43

    creio também q é excelente possuir vários blogs, o dificil mesmo é ficar a par de todos que existem. Claro q há aqueles blogs em que o povão vai mais, mas acho q um blog serve para expor suas idéias, não para procurar fama (pelo menos é o que eu faço). É divertido a competição sim, eu mesmo às vezes vejo: “poxa tem pouca gente vendo meu blog, será q é o que escrevi que não agradou?” e isso pode ser bom pacas, pois te ajuda a evoluir, se desenvolver. Uma coisa q acho que seria melhor a blogosfera fazer, é os usuários dela, principalmente blogueiros, comentar mais nos posts que leram e deixar seu email, pois assim mesmo que seu blog não seja muito conhecido, todo o bom blogueiro (pelo menos eu) olha seus coments, então ele pode clicar no link do blog desconhecido =D.

    Essa é minha opinião: Comentar mais nos blogs!

  12. Jean da Silva
    mar 13, 2009 @ 05:09:32

    ah e uma coisa que haviam e esquecido de comentar:

    acho muito válido os blogueiros adicionar blogs no blogroll, não sei vocês, mas eu dou uma olhada nos blogrolls dos muitos blogs que acesso.

  13. Arcano
    mar 13, 2009 @ 11:17:54

    Valberto, sem problemas! Opiniões são opiniões. Às vezes também entro em contradição por ser um blog novo também. Continue com o grande trabalho, e…ah! Tá adicionado lá na blogroll do Grimório do Arcano.

  14. Ágatha Guedes
    mar 13, 2009 @ 16:24:18

    Eu não poderia me sentir mais feliz por uma opinião como essa. O esposo entrou na onda de blog, eu acompanhei por trás das cortinas, ele deu uma desistida e eu resolvi criar o meu próprio para ver onde eu poderia chegar.
    Não vejo mal algum surgir blogs de outros blogs. Como você disse na matéria, ficar sustentando “portal” dos outros é uma coisa bem inconveniente, na maioria das vezes.
    Também concordo com o Arcano quando ele diz que criar um blog que é cópia não é uma boa. Eu não gosto de blogs que são só “Ctrl+C e CTRL+V” de um outro blog, como se fosse um agregador de blogs. Todos somos livres pra nos expressar, mas até onde a humanidade permite, o respeito é fundamental. Se disso tudo começarem a surgir blogs que não mostram a origem de tal texto ou que reproduzem na íntegra um material seu, isso sim é chato. É o mesmo que sustenta um portal, só que nesse caso, nem conhecimento de que estão te roubando você tem.

  15. Filipi
    mar 18, 2009 @ 03:02:10

    Concordo 100% também!
    Por mais que reclamem o fato de ter gente que vai copiar, ou escrever lixo, de lixo por lixo… tem em qualquer lugar…
    Criar um blog pode ser uma maneira divertida de se exercitar (mentalmente sim!!!) e criar uma nova rede de amigos!
    Um abraço!

Deixe um comentário

