Simplificando seu D&D 3.X com o Saga System e outros OGLs

Olá amigos.

Estive trabalhando nesses dias numa simplificação das regras do D&D para que o meu filho criasse um novo grupo de jogo. Assim todos os jogadores poderiam começar com personagens mais simples e fáceis de montar.

Peguei como base dois sistemas que eu acho que traduzem o pensamento de simplificação que eu quero. O Saga é a principal fonte de inspiração e outro são as variantes do OGL, especialmente as regras de pontos de magia.

Uma das grandes diferenças é que não existem mais as jogadas de proteção: elas foram substituídas por uma perícia chamada Resistência (Cons) que também engloba a perícia Concentração. Outra é que não existem mais ataques múltiplos. O dano progride junto com o nível do personagem. A pancada de um bárbaro 20, com força 25 e um machado de duas mãos +5, em fúria é de fazer um respeito e tanto. Outra coisa que eu abolia – por hora – são as classes de prestígio.

Segue abaixo o primeiro rascunho do material. Aos que entendem mesmo de regras de D&D espero comentários de como posso melhorar este sistema.

Bárbaro

Perícias de Classe: Conhecimento, Iniciativa, Escalar, Montar, Nadar, Percepção, Persuasão, Salto, Sobrevivência, e Resistência.

Bardo

Perícias de Classe: Acrobacia, Conhecimento, Dissimulação, Escalar, Idiomas, Iniciativa, Furtividade, Identificar Magia, Nadar, Obter Informação, Percepção, Persuasão, Resistência, Salto, e Usar Item Mágico.

Clérigo

Perícias de Classe: Conhecimento, Identificar Magias, Iniciativa, Persuasão, Resistência, Tratar Ferimentos.

Guerreiro

Perícias de Classe: Conhecimento, Escalar, Iniciativa, Montar, Nadar, Persuasão, Resistência e Saltar.

Paladino

Perícias de Classe: Conhecimento, Iniciativa, Montar, Persuasão, Resistência, Tratar Ferimentos e Percepção.

Ranger

Perícias de Classe: Conhecimento, Escalar, Furtividade, Iniciativa, Mecanismo, Montar, Nadar, Percepção, Persuasão, Resistência, Saltar, Sobrevivência e Tratar Ferimentos.

Ladino

Perícias de Classe: Acrobacia, Conhecimento, Dissimulação, Escalar, Furtividade, Iniciativa, Mecanismo, Nadar, Obter Informações, Percepção, Persuasão, Resistência, Saltar, Usar Item Mágico.

Mago

Perícias de Classe: Conhecimento, Dissimulação, Identificar Magia, Iniciativa, Resistência.

Classe

Pontos de Perícia

Número de Perícias Treinadas

Pontos de Magia

Bárbaro

5 + o Mod. de Inteligência

4

3 + Atributo-Chave + 1/2 nível

Bardo

5 + o Mod. de Inteligência

4

7 + Atributo-Chave + 1/2 nível

Clérigo

5 + o Mod. de Inteligência

4

9 + Atributo-Chave + 1 por nível

Paladino

2 + o Mod. de Inteligência

3

3 + Atributo-Chave + 1/2 nível

Mago

6 + o Mod. de Inteligência

4

9 + Atributo-Chave + 1 por nível

Ladino

6 + o Mod. de Inteligência

5

7 + Atributo-Chave + 1/2 nível

Ranger

5 + o Mod. de Inteligência

4

7 + Atributo-Chave + 1/2 nível

Guerreiro

3 + o Mod. de Inteligência

3

3 + Atributo-Chave + 1/2 nível

OBS: A cada novo nível o personagem ganha um número de pontos de perícia igual a seu modificador de inteligência. Se esse modificador for zero ou negativo o personagem ainda ganha 1 novo ponto de perícia. Pontos de perícia podem ser usados para transformar não-treinadas em perícias de Classe.

Perícias:

De classe: 1d20 + Atributo chave + Perícia + ½ nível

Treinadas: 1d20 + Atributo chave + Perícia + 5 + ½ nível

Não treinadas: 1d20 + Atributo chave

Dificuldades das perícias:

5 fácil

10 normal

15 média

20 desafiadora

25 difícil

30 quase impossível

Nível da magia que pode ser lançada: nível do personagem /2. Um personagem de nível 1 pode lançar magias de nível 0 e 1, apenas.

Pontos de magia = ativam habilidades especiais, manobras e magias. O gasto de 1PM acrescenta +1d6 ao dano de qualquer ataque ou, concede um bônus de +2 no ataque. O personagem também pode gastar PMs para aumentar seus rolamentos em perícias: 1 PM para cada +2 numa perícia.

Ataque = classe + ½ nível + (des ou for) + Talentos

Defesa = 10 + classe + ½ nível + (des ou arm) + Talentos

Dano = arma + ½ nível + (des ou for) + Talentos

O dano muda conforme se empunha arma com uma ou duas mãos ou se empunha duas armas.

Duas Armas: arma + (des ou for) + Talentos

Duas Mãos:

arma + ½ nível + [(des ou for)x1,5] + Talentos

Defesa por nível
Nível

Mago

Ladino, Clérigo, Bardo

Guerreiro, Ranger, Paladino, Bárbaro

1

+2

+3

+4

2

+2

+4

+5

3

+3

+4

+5

4

+3

+4

+6

5

+3

+5

+6

6

+4

+5

+7

7

+4

+6

+7

8

+4

+6

+8

9

+5

+6

+8

10

+5

+7

+9

11

+5

+7

+9

12

+6

+8

+10

13

+6

+8

+10

14

+6

+8

+11

15

+7

+9

+11

16

+7

+9

+12

17

+7

+10

+12

18

+8

+10

+13

19

+8

+10

+13

20

+8

+11

+14

Ataque por nível
Nível

Mago

Ladino, Clérigo, Bardo

Guerreiro, Ranger, Paladino, Bárbaro

1

+0

+0

+1

2

+1

+1

+2

3

+1

+2

+3

4

+2

+3

+4

5

+2

+4

+5

6

+3

+5

+6

7

+3

+6

+7

8

4

+7

+8

9

+4

+8

+9

10

+5

+9

+10

11

+5

+10

+11

12

+6

+11

+12

13

+6

+12

+13

14

+7

+13

+14

15

+7

+14

+15

16

+8

+15

+16

17

+8

+16

+17

18

+9

+17

+18

19

+9

+18

+19

20

+10

+19

+20

Talentos Metamágicos: Onde antes aumentavam o círculo da magia, agora aumentam o número de PMs gastos para o seu lançamento.

Mago 18 (int 20+5) = 9 + 5 + 18 pms = 32 pms

Custo das magias: 1 PM por nível da magia.

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15 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Talude
    mar 26, 2009 @ 03:03:31

    Pena que o Saga não seja OGL, daria para brincar um pouco mais com um OGL.

  2. shingowatanabe
    mar 26, 2009 @ 03:15:48

    O Saga não é OGL as vc pode montar um sistema OGL que seja beeeem parecido que não vai ter problema.
    Vai entender

  3. valberto
    mar 26, 2009 @ 04:08:11

    Valeu pelas dicas meninos, mas lembrando que as fórmulas matemáticas não estão cobertas por direitos autorais. Posso usar á vontade, hehehe… Mas me interessa em saber como é que a bagaça está…

  4. newtonrocha
    mar 26, 2009 @ 10:01:25

    Valberto, nesse seu projeto, tente reduzir o número de ações por turno nos níveis mais altos. No meu ponto de vista é o que mais pega no d20 para se mestrar em níveis altos.

  5. valberto
    mar 26, 2009 @ 13:20:23

    Eu já tinha pensado nisso Nitro.
    Um guerreiro de nível 20, Força 20 (+5) teria BBA +35 (+20 no BBA, 1/2 nível, bônus de força) e um bônus de dano de pelo menos +15 (1\2 nível + força). E ele faz só um ataque mesmo. Claro que existem situações especiais em que vc gasta 1 ponto heróico para fazer um ataque extra, ou algumas manobras do tipo atropelar e trespassar, mas são casos raros.

  6. Heitor
    mar 26, 2009 @ 14:16:53

    Bom, então pelo que vocês disseram, alguem poderia fazer um jogo “muito parecido” com D&D 4e, e lançá-lo sob a OGL?

  7. Gun Hazard
    mar 26, 2009 @ 18:19:22

    Valberto…

    – BBA + /12 do nível não fica meio Alto demais não? (Ainda mais porque a média das Defesas está baixa). Eu manteria só o BBA + força ou variados.

    – Como Sugestão que tal pegar carona no True20 e fazer uma tabela só de “Bonus de Combate” que valha tanto para ataque quanto para defesa?
    Mas dai eu iria sugerir uma segunda com nome de resistência para efeitos não combate como por exemplo magias, pois nesta sua tabela os Clérigos estão muito ruinzinhos assim como o Ranger.

    Metade do Nível no Dano para reduzir ataques múltipos é legal (e também equilibra o dano entre as classes), mas para “manter” equilibrado eu sugiro também a house-rule de “metade do dado de vida” em vez da jogada de dados…

  8. valberto
    mar 26, 2009 @ 20:16:27

    Obrigado pelos toques Gun.

    Acaba que não fica ficando tão alto porque na defensa tb entra um 1/2 nível. Defesa = 10 + classe + ½ nível + (des ou arm) + Talentos.

    Hmmm… belo toque. Os clérigos e os rangers acabaram saindo nos lugares errados. Clérigos deveriam sair na coluna de ladinos e rangers na coluna de guerreiros.E graças a isso ainda vou checar os bardos.

    Sobre os dados de vida, acho que poderia gerar muitas mortes instantâneas. Vou fazer o teste e ver como o sistema se comporta.

  9. Talude
    mar 27, 2009 @ 00:15:31

    Valberto, os pontos de Perícias estão meio estranhos, não? O Ladino é o que mais tinha no D&D, agora está bem reduzido enquanto o Bárbaro tem bastante.

  10. valberto
    mar 27, 2009 @ 01:38:29

    Obrigado pela observação, Talude.
    Pessoalmente acho que inverti alguma coisa naquela tabela. Mas veja que o ladino tem muito mais perícias treinadas. E não esqueça tb que algumas perícias são a união de três ou mais.

  11. Gun Hazard
    mar 27, 2009 @ 16:22:55

    O Outro ponto que achei estranho, mas tinha pensado em não comentar era exatamente as pericias também.

    Não ficaria mais simples só o esquema de Treinada e não treinada com graduações automáticas de acordo com nível como no Saga?

    Do ponto de vista de jogador do Saga eu acho legal pois dá uma diferença boa para quem é treinado e quem não é, e ainda dá a chance de todos tentarem as ações. Em situações como por exemplo um personagem de nível alto ainda tem chance de ser bem sucedido em uma pericia sem ser treinado (Inclusive se comparado com um iniciante treinado as chances ainda são mais ou menos equilibradas).

    Sem contar que é mais fácil para um iniciante entender e montar a ficha.

  12. valberto
    mar 28, 2009 @ 00:43:57

    “Não ficaria mais simples só o esquema de Treinada e não treinada com graduações automáticas de acordo com nível como no Saga?”

    Sim, mas ao meu ver fica muito restritiva. Se eu quizesse tonar uma perícia não trinada em perícia de classe eu teria de adotare uma nova classe (pelo menos foi a explicação que me deram na comunidade star wars saga rpg do orkut).

  13. Gun Hazard
    mar 28, 2009 @ 19:15:07

    A oficial é isto mas que tal um Talento que te permita escolher uma (ou duas) pericia extra como pericia da classe?

    Fora o Talento ‘Foco em Pericia’ que no Saga dá +5 (fora os +5 de ser treinada…)

    Fora o fato que seu jogo é uma mescla do Saga com outros OGLs e voce faz como achar melhor se no Saga não funciona bem as pericias de outra classe (Coisa que discordo pois o bonus de 1/2 nível é igual para todas as pericias, sendo a diferença o +5 de treinada e/ou o +5 de foco em pericia, então não ter a pericia Treinada não é tão decisivo para as classes que não as tem). Voce pode pegar o lado bom (Ausência de graduações funcional, heróica e prática), e adotar um modo de distribuição que melhor lhe agrade (Como sugeri uma classe Treinada gastaria 1 talento para ser muito boa numa pericia uma não treinada gastaria 2, eu acho 100% justo para ambos…)

  14. valberto
    mar 28, 2009 @ 22:32:15

    Obrigado mais uma vez Gun. Assim que eu testar com os meninos eu digo como foi.

  15. Fabiano Neme
    mar 31, 2009 @ 16:35:44

    Meu guri vai jogar o D&D da Grow \o/

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