Essa merecia ter seu próprio RPG!

A idéia deste artigo não é lá muito original. Vou descrever aqui dez desenhos animados que eu gostaria que fossem convertidos em RPGs de mesa. Sei que provavelmente alguns deles (ou todos) foram convertidos em jogos por seus fãs mais ardorosos em lindas e apaixonadas adaptações estilo “homebrew”, mas a grande maioria jamais viu um conjunto de dados ser lançado sobre o seu tema. Também sei que algumas tiveram adaptações bem chinfrins pela mão de certas revistas especializadas.

A lista é simples, tem dez desenhos animados e o sistema ou sistemas que eu gostaria de ver a coisa toda andando. Se você, garotão ou garotona especializada em desenhos e jogos ver isso aqui e descobrir que algum deles já teve seu RPG oficial não esqueça de mostrar para gente, ok? Ah, sim, drop me a line, se você tem algum comentário ou queria que algum outro desenho estivesse na lista. Em tempo, Caverna do Dragão não está. Ponto. Ele tem seu próprio sistema já.

10ª posição: Mask

Outro desenho que gira em torno de veículos legais, mas com ocupantes que possuem poderes especiais também. Cada máscara confere uma habilidade especial ao piloto, sem falar do estilo “missão impossível” que acompanha a série.

Sistema: Mutantes e Malfeitores, 3d&d, Daemon (RPG Quest ou Daemon Sys), Millenia.

9ª Posição: Gárgulas

Incrível pensar que a Disney seria capaz de gerar uma história tão empolgante que envolvesse magia, traição, tecnologia, gárgulas e os Iluminati, numa trama complexa e cheia de idas vindas. Acompanhe as aventuras de Golias e seus companheiros num misto de ação, aventura e com algumas pitadas de romance e auto sacrifício.

8ª Posição: Jayce e os guerreiros do espaço.

Veículos maneiros, naves espaciais, magia e uma ameaça biológica que se espalha velozmente pelo universo. Tudo isso e muito mais acompanham as aventuras de “mestre” Jayce na busca por seu pai. Decisões morais e personagens “bastante Star Wars” (o piloto mercenário de coração bonzinho Han Hurk Solo) estão entre as características mais marcantes.

Sistema: Mutantes e Malfeitores, 3d&d, Daemon (RPG Quest ou Daemon Sys), Millenia.

7ª Posição: Smurfs

Ok, não ria. Sério. É uma escolha embasada. Ok, pode rir, mas leia até o final. Smurfs representam, a seu modo, todos os aspectos da psiquê humana, envoltos num mundo com muita aventura e perigos. Afinal, quando tem um bruxo malvado querendo cozinhar você na forma de criar ouro e um gato doméstico é muito maior e mais perigoso que um leão atroz gigante, você sabe que a encrenca te encontrou. Em tempo, eu sei de algumas mesas míticas de GUPS Smurfes em Encontro Internacionais passados, pelas mãos insanas de Bruno McCord (falando nisso, que fim levou essa criatura?)

Sistema: Toon, 3d&d, Daemon (RPG Quest), GURPS, e Storyteller (sim, é sério).

6ª Posição: Os “verdadeiros” Caça-Fantasmas.

Tramas interessantes, personagens carismáticos e ações envolvendo o sobrenatural. Não, não estou falando dos irmãos Winchester. Winston Zedmore, Peter Venkman, Egon Spangler, Ray Stantz, Jeanine e Slime (geléia) são personagens ícones dos desenhos animados. O seu ramo de atuação pode não ser original, mas a forma como eles recriam os mitos é: motoqueiro sem cabeça, espírito de natal e halloween são episódios que não saem da cabeça.

5ª Posição: Transformers G1

Mais um sobre veículos – ok, nem tanto – sobre robôs e veículos para ser mais exato, a série foi uma coqueluche nos anos oitenta, angariando fãs o bastante para um longa metragem de muito sucesso. Transformers tem um roteiro meio furado, mas bem divertido, na eterna luta emblemática do bem contra o mal.

Sistema: Mutantes e Malfeitores, 3d&d, Daemon (RPG Quest ou Daemon Sys), Millenia.

4ª Tartarugas Ninjas

Quatro amigos, ninjas, mutantes e que comem pizza em aventuras inteligentes, divertidas e com muita carga “non sense”. Sim estamos falando de um dos grandes big hits dos anos oitenta, mas que jamais foi “revitalizado” como deveria nas mídias modernas. O universo ficcional das TMNT é um dos mais ricos que eu já vi.

Sistema: Mutantes e Malfeitores, 3d&d, Daemon (RPG Quest ou Daemon Sys), D20 (SRD).

3ª Posição: He-Man

Poucos desenhos ficaram tão perenes na memória coletiva da humanidade quanto as aventuras do príncipe de Eternia, Adam (e seu alter-ego He-man), numa mistura de Super-Homem, Conan o Bárbaro, cabelos “Chanel”. Não minta. Você já quiser ser como ele (ou como algum deles – muitos personagens de He-man, como o Mentor e Stratus têm sua própria Legião de Fãs. Ponto para a voz esganiçada que o Esqueleto recebeu na sua dublagem brasileira.

Sistema: Mutantes e Malfeitores, 3d&d, Daemon (RPG Quest ou Daemon Sys), D20 (SRD).

2ª Posição: Galaxy Rangers

Ação, ficção científica, faroeste, psico-escravos de um império do mal, rock and roll e Shane Gooseman! Tudo num pacote só. A precursora intelectual de séries como Firefly e Deadwood aparece na lista como segundo lugar, mostrando que os nossos sonhos de infância (ser cowboys e astronautas) podem ser realizados (pelo menos nas mesas de jogo). Não confundir com Power rangers, faz favor.

Sistema: Mutantes e Malfeitores, 3d&d, Daemon (RPG Quest ou Daemon Sys), D20 (SRD).

1ª Posição: Fala sério…

Momentinho Spoiler. Quem você acha que é? Afinal eu deixei alguns pesos-pesados de fora até agora como Silverhawks, Centurions, Comandos em Ação, Liga da Justiça, Novos Titãs, Yamato, Pirata do Espaço, Os seis biônicos, Cavaleiros do Zodíaco, Visionaries, Flash Gordon, Jovem Sansão, Dinossaucers, Spiral Zone, Defensores da Terra, Robotech, Comando em Ação, Poleposition…

O grande vencedor, aquele que eu pagaria o preço de um D&D 4e Gift Set por ele é: Thundercats. Sem comentários, a abertura fala por si mesma.

Sistema: Todos.

Anúncios

13 Comentários (+adicionar seu?)

  1. shingowatanabe
    abr 09, 2009 @ 13:02:26

    Thundercats!!! Meo deos!!! Seria sensacional!!!

  2. Gilson
    abr 09, 2009 @ 13:41:38

    Meu deus…Eu lagrimei…

    Gilson

  3. Romulo Marques
    abr 09, 2009 @ 14:48:51

    Eu teria colocado Spiral Zone na lista com certeza. Era um dos meus favoritos quando guri. Em primeiro no meu top ten: VISIONARIES!

  4. Jagunço
    abr 09, 2009 @ 14:54:03

    Faltou “Avatar”, rei entre os desenhos da “nova geração”. :)

  5. valberto
    abr 09, 2009 @ 15:30:36

    Do jeito que as coisas vão, vou ter de fazer um top 10 parte 2.

  6. Thiago
    abr 09, 2009 @ 15:41:53

    Cara com certeza Thundercats é demais, um dos poucos desenhos antigos que ainda tem uma qualidade boa, arte, dialogos…só não sei se uma aventura daria muito certo, mas se fosse oneshot seria demais. Ótimo post.

  7. Gilson
    abr 09, 2009 @ 15:45:28

    Putz, aí teria que separar os dos anos 80 e início dos 90 dos outros que vieram recentemente.

    Tem ainda Johnny Quest, Thuddarr, O Bárbaro, Herculóides e outros que iremos postando aqui. HAHAhAHahAAH!!!

    Gilson

  8. d.darkangellus
    abr 09, 2009 @ 18:39:10

    Thundercats e He-Man são clássicos, agora que os Herculóides mereciam um espaço no Top 10,há mereciam!

  9. Jaime Daniel
    abr 10, 2009 @ 03:05:16

    Sim, sim, sim! Herculóides RULES!

  10. Max Silva
    abr 11, 2009 @ 20:30:16

    3 coisas a dizer:
    1-Acho que as tartarugas ninja já tem uma adaptaçã o para GURPS
    2-Por que os produtores de seriados daquela epoca doravam herois espaciais com espadas e cavalos?
    3-Esqueceram do Jhonny Quest!

  11. Shaftiel
    abr 14, 2009 @ 01:22:34

    Nossa, Galaxy Rangers era impressionante. Eu adorava!!!!!! Merecia sim um RPG.

    Uma vez jogamos uma adaptação de He-man para D&D. Foi bem engraçado, afinal do He-man foi o sujeito amis humilhado durante a aventura toda.

  12. Carlos 'Lector" Fernandes
    abr 15, 2009 @ 10:47:20

    Tartarugas teve um RPG pelo sistema Palladiun, e Caça-Fantasmas teve um RPG pela West End Games, se não me engano foi a primeira versão do sistema D6, que mais tarde seria usado no Star Wars entre outros

  13. rsemente
    abr 20, 2009 @ 19:56:12

    Eu já vi uma versão dos gargulas para GURPS, acho que se encontrava até no site da Steve Jackson Games, se eu achar posto uma matéria sobre eles!

    Simplesmente um dos desenhos melhores, pois existe trama recorrente, viagem no tempo, episódios em várias partes…

    Mas o melhor mesmo, dos anos 80 é Thunder cats!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: