Vem aí: a guerra do OGL

Imagine a seguinte história. Era uma vez um rei muito poderoso que conseguiu unir sob seu comando um fantástico reino, com dezenas de nações dominadas. O segredo do rei era a antiga religião e uma fonte de poder incrível. Este rei, benevolente e poderoso deixou que outros governantes absorvessem da mesma fonte de seus magníficos poderes: alguns cresceram grandes e fortes e outros morreram no processo, e uns poucos evoluíram. Por fim o ciclo do grande rei chegou ao fim e quando ele veio a falecer, seu herdeiro não soube administrar o império, que se fragmentou em dezenas de reinos menores. Alguns reinos ainda seguiam a antiga religião, mas sem a sombra permanente do monarca, forçaram a si mesmos a evoluir, “consertando” o que consideravam “errado” na velha religião. Depois que o novo rei baniu a antiga fonte de poder e elegeu outra, banindo seus antigos seguidores, criou-se um vácuo de poder entre aqueles que antes seguiam a velha religião.

Parece um roteiro de filme estranho não é? Mas é o que vem se desenhando no Brasil atualmente. Troque Rei benevolente por D&D 3.X, nações dominadas por jogos OGL e novo regente como D&D 3E que você vai ver como as coisas se encaixam.

Quando a devir afirmou essa semana que não daria mais suporte a 4ª edição de D&D eu vislumbrei um foco de guerra. De um lado o pessoal da editora Jambô que já vem trabalhando a algum tempo numa nova e simplificada versão do OLG 3.X chamada de Tormenta OGL. Do outro o pessoal do Portal Cujo Nome Não Pode Ser Dito, unido com a editora Conclave. Vejamos o que eu consegui garimpar dos dois:

Jambo e Tormenta:

Existe um FATO que é o aniversário de 10 anos de Tormenta em 2009. E só por isso já seria um ótimo motivo para se trazer material novo, e até quem sabe não fazer umas mudanças. Logicamente que, somando isso ao fato do anúncio do fim do suporte da Wizards para o D&D 3 e de uma versão 4.0 diferente do que se tinha antes, seria também uma ótima oportunidade de se libertar do d20 (que exige que você tenha os 3 livros básicos do D&D 3, que custam mais de 100 reais juntos) e lançar um livro com sistema próprio de regras (no estilo do 4D&T, Ação!!!, Primeira Aventura e Mutantes e Malfeitores). Somando 2 mais 2, se espera obter um 4. Ou um Tormenta OGL.

Quem acompanha o (excelente) trabalho da Jambô com Tormenta nos últimos anos sabe que os caras são bons de serviço (lançaram mais livros em menos tempo, além dos romances) e que fazem o que podem para agradar aos fãs do cenário.

Então, só nos resta esperar algum futuro anúncio sobre Tormenta. Com certeza é algo que será bem recebido por vocês.

Conclave e Outros:

A Wizards of the Coast abandonou a 3ª edição e, aqui no Brasil, a Devir também seguiu a Wizards e não irá publicar mais nenhum livro da Edição 3.5 ou dar algum suporte. Agora qualquer um pode assumi-la e dar continuidade a ela, inclusive em uma linha evolutiva diferente da 4ª edição. Chamadas genericamente de “Edição 3.75”, esses produtos dão continuidade e evoluem a edição 3.5 do D&D. O melhor exemplo disso é o Pathfinder da Paizo.

Nós, da CENSURADO, com o apoio da Conclave Editora, resolvemos fazer uma “Edição 3.75” brasileira, e assim nasceu a Iniciativa OGL 20.

Nosso objetivo é lançar novos livros básicos do sistema D20 em PDF para download gratuito, fazendo um upgrade na Edição 3.5 do D&D, mas mantendo a compatibilidade com os materiais oficiais lançados. Esta nova versão, além de elevar o patamar de jogo, procura sanar os problemas de equilíbrio do antigo sistema.

Nós, da Iniciativa OGL 20, queremos que vocês não apenas participem, mas que sejam parte desta empreitada.

Estamos finalizando a versão de playtest do OGL 20 – Livro do Jogador, que será disponibilizado para download gratuito, como todo produto da Iniciativa OGL 20.

Queremos que vocês o testem em suas mesas e nos ajudem a lapidá-lo. O feedback de vocês será fundamental para isso. Mas mais importante do que ajudar, queremos que vocês nos mostrem como querem que o sistema evolua e melhore. Mais do que contribuir, nós queremos que vocês sejam parte ativa e integrante da Iniciativa OGL 20, uma alternativa para o RPG brasileiro.

Eu ficaria feliz se não houvesse uma série de implicações sérias desses dois projetos. O primeiro é que nenhum dos dois vai dar continuidade “real” ao sistema d20 3.5. Cada um vai criar seu próprio sistema de regras baseado na licença d20. Em alguns pontos eu me pergunto até onde irá a suposta compatibilidade dos dois produtos, uma vez que já tive oportunidade conferir o sistema de magias que será usada no Tormenta OGL (simples, mas bem diferente do sistema de magias tradicional do OGL – lance e esqueça).

Outra coisa que me incomoda nestes dois projetos são seus supostos líderes. Dois Marcelos. De um lado um Marcelo Egomaníaco e do outro, OUTRO. Não pensem que eu deixei me enganar por um segundo com frases como “nos ajudem a lapidá-lo”, ou “queremos que vocês sejam parte ativa e integrante da Iniciativa OGL 20, uma alternativa para o RPG brasileiro”.

Isso porque eles não são os únicos. Antiga religião, digo, licença OGL é irrevogável e serve para um sem número de jogos e sistemas próprios. O Old Dragon (99% ready, Yes baby, Yes!) é um produto caseiro, feito de fãs para fãs, e já tem uma pequena base d fãs. Raios, eu mesmo já criei e re-criei o sistema d20 uma pá de vezes nas páginas deste blog.

Talvez eu esteja fazendo uma tempestade num copo de água. Talvez as coisas acabem se acomodando, com o d20 fragmentado tal qual o império romano que transformou na Europa feudal. Talvez não dê em nada. Quem sabe?

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Gilson (Boteco RPG 1.1)
    maio 17, 2009 @ 15:04:33

    “Quando a devir afirmou essa semana que não daria mais suporte a 4ª edição de D&D eu vislumbrei”

    Não seria 3a?!

    Gilson

  2. valberto
    maio 17, 2009 @ 17:37:11

    Corrigido

  3. Thor
    jun 20, 2009 @ 11:31:09

    Le agora preocurando no google..
    Otima pespectiva Betão!
    Ou pessima..rsrs

  4. Alantagmar
    dez 02, 2011 @ 09:49:25

    Quero trabalhar no desenviolvimento do D20 3.75.

    Já estou engatinhando nisso:
    http://www.tagmar2.com.br/wiki/Default.aspx?PageName=Tagmar%20D20

    Aguardo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: