Iniciativa Do Betão – porque eu cansei de esperar a Iniciativa M&M

iniciativa M&MExistem poucos lugares no Brasil onde se pode discutir sobre Mutantes e Malfeitores. Um desses lugares é, por tradição, o fórum da livraria e editora Jambô, uma vez que é ela quem publica o material no Brasil. Longe de ser um fórum super movimentado, é um lugar para pescar algumas boas idéias e quem sabe, com alguma sorte, sanar alguma dúvida sobre o sistema.

No dia 17 de abril, um dos membros do fórum, o Kabal sugeriu a criação de uma Iniciativa M&M, nos moldes da Iniciativa D&D4E, onde alguns blogs de RPG se uniram em uma empreitada para criar material inédito para a nova versão do D&D a fim de popularizar o sistema. A idéia por si só é muito boa e o próprio Kabal se ofereceu para coordenar o projeto.

O problema é que hoje, quase três meses depois, o projeto continua apenas isso: um projeto que não foi posto em prática. O Kabal já pegou alguns e-mails dos interessados, foi pensado até mesmo uma pauta, mas nada foi feito. Resultado? Cansei de esperar.

Se você per que uma coisa seja feita, comece a fazer e é isso que estou fazendo com este post. Estou dando inicio à Iniciativa Mutantes e Malfeitores Brasil. Como vai funcionar? É simples. Escreva alguma coisa sobre o assunto e se você quiser, coloque um link para outras matérias ou materiais de outros sites sobre a Iniciativa. Tema semanal? Editor? Selo Oficial? Nada disso. Escreva e mande bala. Mostre que M&M é um sistema que vale a pena investir.

Como post inaugural eu mando 3 bandidinhos prontos para serem surrados. O soldado nazista, o Criminoso Comum e o Terrorista. Prontos e razoavelmente balanceados para serem usados imediatamente na sua campanha de M&M.

Iniciativa M&M: Por que quem só espera NUNCA alcança.

Soldado Nazista

NP 3

For 13 Des 12 Con 14 Int 10 Sab 10 Car 10

Perícias: Escalar 3 (+4), Intimidar 2 (+2), Conhecimento (tática) 2 (+2), Notar 2 (+2), Profissão (soldado) 5 (+5), Furtividade 3 (+4), Sobrevivência 3 (+3), Condução 1 (+5), Idioma: Inglês.

Feitos: Foco em Perícia (Condução), Equipamento 6

Equipamento: Uniforme do Exército, Faca, Elmo de Aço (Resistência +1), Arma de Serviço (Metralhadora ou Rifle), Granada de Mão e mais 2 pontos de equipamento à escolha do mestre do jogo.

Combate: Ataque +5, Agarrar +6, Dano +6 (Rifle), Dano +5 (Metralhadora), Dano +5 (Granada), Dano +2 (Faca), Dano +1 (Desarmado), Defesa +5, Iniciativa +1

Jogadas de Salvamento: Resistência +3 (+2 sem o elmo), Fortitude +3, Reflexos +1, Vontade +1

Soldado nazista típico. Bucha de canhão. Pode ser facilmente convertido em algum tipo de capanga. Ideal para campanhas no estilo 2ª guerra mundial, ou para aventuras que envolvam a Era Dourada dos quadrinhos. Para Soldados específicos (marinha, aeronáutica, afrikan corps) basta mudar algumas perícias:

Marinha: Sai Furtividade e entra Natação.

Aeronáutica: Sai Furtividade e Entra Pilotar: Aviões de Caça.

Afrikan Corps: Sobrevivência vai para +5.

Criminoso Comum

NP 1

For 11 Des 14 Con 10 Int 13 Sab 10 Car 12

Perícias: Acrobacia 4 (+6), Computador 2 (+3), Ofícios (Química) 4 (+5), Operar Mecanismo 8 (+9), Condução 4 (+6), Conhecimento (atualidades) 2 (+3), Conhecimento (manha) 4 (+5), Furtividade 6 (+8), Procurar 2 (+3), Prestidigitação 4 (+6)

Feitos: Equipamento 2

Equipamento: Pistola (Dano +3), Soco Inglês (Dano +1)

Combate: Ataque +1, Dano +0 (Desarmado), Dano +1 (Soco inglês), Defesa +2, Iniciativa +2

Jogadas de Salvamento: Resistência +1, Fortitude +0, Reflexos +3, Vontade +0

Batedor de carteiras, ladrão de carros, descuidista, membro de gang, soldado de facção criminosa (neste caso, aumente os pontos de equipamento para 6 para simbolizar o armamento pesado dos bandidos do crime organizado) e todo o tipo de malfeitor comum.

Terrorista

NP 3

For 12 Des 13 Con 14 Int 11 Sab 10 Car 11

Perícias: Escalar 3 (+4), Intimidar 2 (+2), Conhecimento (tática) 2 (+2), Notar 2 (+2), Operar Mecanismo 5 (+5), Furtividade 3 (+4), Demolição 3 (+3), Condução 2 (+4).

Feitos: Foco em Perícia (Condução), Equipamento 6

Equipamento: Telefone Celular, Faca, Explosivos, Arma de Fogo (Submetralhadora ou Rifle de Assalto), Granada de Mão.

Combate: Ataque +5, Agarrar +6, Dano +6 (Rifle de Assalto), Dano +5 (Submetralhadora), Dano +5 (Granada), Dano +2 (Faca), Dano +1 (Desarmado), Defesa +5, Iniciativa +1

Jogadas de Salvamento: Resistência +2, Fortitude +1, Reflexos +1, Vontade +4

Terrorista padrão, pode ser membro da Alcaida, do IRA, ou mesmo aqueles extremistas brasileiros que querem uma bomba atômica. São perigosos porque estão dispostos a morrer pelo que acreditam.

Anúncios

33 Comentários (+adicionar seu?)

  1. balard
    jun 06, 2009 @ 16:56:33

    Boa sorte rapaz! M&M rulez!

  2. Arquimago
    jun 06, 2009 @ 16:59:29

    Gostei muito!!! Não digo que vou ajudar, pois só li os livros mas ianda não joguei, mas irei visitar aqui e os outros lugares! Serie um bom leitor!

  3. Nitro
    jun 06, 2009 @ 21:21:37

    Bão dimais valberto! Muito bom!

  4. gjgouvea
    jun 06, 2009 @ 21:21:55

    Muito bom Valberto, show essa iniciativa.

  5. Jagunço
    jun 06, 2009 @ 21:32:49

    Onde é que eu assino?
    A proposta da Iniciativa é muito boa, mas faltava mesmo essa pernada inicial.
    Ponto pra ti.

  6. valberto
    jun 06, 2009 @ 22:37:33

    Jagunço não tem que assinar nada. Basta fazer um post sobre capangas (o tema desta 1ª postagem) com o sistema Mutantes e Malfeitores e criar seu próprio simbolo da iniciativa.

  7. Daniel Anand
    jun 06, 2009 @ 23:03:28

    Excelente iniciativa Valberto! Eu acho que a coisa mais legal da Iniciativa 4e é ter um grupo de pessoas empolgadas pelo tema, que podem te ajudar na criação de novos materiais, e tenho certeza que isso vai acontecer com a Iniciativa M&M também!

    Quando mais material criado por fãs, mais forte fica nosso hobby. Ações como a sua, a Iniciativa 4e e a Old Dragon (entre outros) só nos leva para o alto e avante. Parabéns!

  8. Talude
    jun 06, 2009 @ 23:06:57

    Agora só falta uma iniciativa oldschool :D

  9. rsemente
    jun 07, 2009 @ 00:37:53

    Acho que dessa eu participo (visto que quase niguem mais publica 3.5, resta a mim GURPS ou M&M).

    Vou ver se crio um capanguinha.

  10. João "joaoecb" Brasil
    jun 07, 2009 @ 01:27:32

    Beleza rapaz!!! Alguém tinha que iniciar mesmo. Vou criar algo e postar no meu blog e depois te envio o link. Ao mesmo tempo vou linkar o teu lá no meu blog.

    Temos tudo para fazer isso ser um grande sucesso!!!

    Abração!!!

  11. d.darkangellus
    jun 07, 2009 @ 03:36:21

    “Agora só falta uma iniciativa oldschool”

    Talude, O Vorpal e O Pop Dice com o Old Dragon.

    M&M rulez![2]

    Vou pensar a respeito, e tentar desenvolver algo.

  12. Jefferson
    jun 07, 2009 @ 15:39:32

    Opa, grande iniciativa. Embora eu provavelmente não vá conseguir postar coisas regularmente, logo, logo vou soltar uma adaptação de Os Sete, Sétimo, etc. (André Vianco) e linko à Iniciativa M&M.

  13. Talude
    jun 07, 2009 @ 22:57:45

    Como funciona para fazer parte da Iniciativa M&M, Valberto?

  14. césar/kimble
    jun 08, 2009 @ 01:01:18

    E já fiz minha parte, The Hand (A Mão). Ficou simples mas a falta de tempo tá me matando. Se sair uma proposta de vilões mais pra frente eu faço a Elektra ou algum vilão obscuro da organização.

  15. valberto
    jun 08, 2009 @ 02:19:02

    Não tem frescura Talude. É só postar alguma coisa de acordo com o tema (esse tem é bandidos prontos para bater) e mandar o lonk para os outros cara das iniciativa que vc conhece.

  16. Zublin
    jun 08, 2009 @ 11:07:56

    Muito boa a “Iniciativa” para começar a Iniciativa M&M!

    Desde já assumo que esse primeiro tema é “Capangas”.
    “Porque enfrentar apenas 1 chefão se você pode chotar a bunda de 20 capangas?”
    Amanha posto o link com os meus capangas.

    Sugestão para o proximo Tema: Equipe de Supervilões.

  17. Ágatha Guedes
    jun 08, 2009 @ 12:38:13

    Eu havia pensado em fazer isso, mas você foi mais rápido, então resta agir a favor.

    Vou providenciar os capangas.

  18. Daniel
    jun 08, 2009 @ 14:57:16

    Bem Rodrigo, eu publico D&D 3.5, nem que seja só pros amigos que não gostaram da 4a XD

  19. Agatha Guedes
    jun 08, 2009 @ 16:30:27

    NA verdade, me corrigindo, acabei de ler ali e vi que não precisamos seguir estas regras que prendem a Iniciativa 4e. Então, até que se tenha as regras definidas, eu vou participar, mas não vai ser com capangas. Essa semana eu posto. Obrigada.

  20. shingowatanabe
    jun 08, 2009 @ 16:39:13

    Pq vcs não fazem uma lista de discussão, para decidirem os temas da Iniciativa?

    Abraços

  21. Trackback: Resultado da Promoção do 42 « 42 – Quarenta e Dois
  22. valberto
    jun 08, 2009 @ 20:48:53

    A Vantagem da Iniciativa M&M é essa mesma Agatha. Faça só e quando tiver vontade.

  23. valberto
    jun 08, 2009 @ 20:50:20

    Já existe m tópico no fórum da Jambô. Se ninguém se opor, podemos colocar os links e discutir tudo por lá.
    http://www.jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?t=3667&start=90

  24. valberto
    jun 08, 2009 @ 20:51:29

    Bela sugestão Zublin.
    Vou estar esperando o seu link.

  25. Jagunço
    jun 09, 2009 @ 18:27:37

    Seguindo sua idéia e aproveitando para tentar montar um novo blog sobre velhas coisas, comecei entrando para a Iniciativa. Se puder, dê uma opinião. :)
    Os demais estão convidados para fazer o mesmo. Não reparem na bagunça (incial, espero) da casa.
    Abraços.

  26. Jagunço
    jun 09, 2009 @ 18:28:20

  27. Trackback: Iniciativa M&M (do Betão): bandidos prontos para bater « Pergaminhos Dourados
  28. Trackback: Iniciativa M&M – Capangas « Dados Cor-de-rosa
  29. Trackback: Iniciativa M&M – Bandidos para Bater! « Adrenalina Rpg – No Mercy!
  30. Trackback: Iniciativa M&M – Bandidos para Bater, Parte II « Adrenalina Rpg – No Mercy!
  31. Trackback: Piada de Oportunidade: Iniciativa M&M – Super Hero Barack Obama! « Adrenalina Rpg – No Mercy!
  32. Trackback: Iniciativa Vorpal: Über Dungeon! « Adrenalina Rpg – No Mercy!
  33. Trackback: Fim da primeira rodada da Iniciativa M&M « Pergaminhos Dourados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: