Explicando a Iniciativa M&M Brasil

Alguns e-mails foram endereçados a minha pessoa procurando mais informações sobre a iniciativa. Então criei esse FAQ rapidinho sobre o assunto:

1 – Eu quero participar. Onde é que eu assino?

Não precisa assinar em parte alguma. Basta participar, dentro do tema do período ou não e avisar ao maior número possível de pessoas que você está participando. Crie um logo sobre a Iniciativa ou use a que tem aqui no site – não aconselho, é grande pacas.

2 – Tema do período? Que catso é isso?

O tema do período é o tema para as postagens daquele período. O 1° tema foi “bandidos para bater”. E de quanto em quanto tempo o período muda? Não tem muita certeza nisso não. Eu acho que a cada 10-15 dias tá bom. E o próximo tema? O Zublin sugeriu “Equipe de Super Vilões”. Se ninguém disser nada melhor vai ser esse.

3 – E onde é que eu sugiro temas?

Tem o fórum da Jambo que foi onde nasceu a Iniciativa. Acho justo que seja por lá. Cadastre-se e participe.

4 – Caceta, eu não gostei do tema do período. Sou obrigado a fazer?

Nem a pau Juvenal. Você participa quando e como quiser. Não gostou do tema? Faz que nem a Agatha do dados cor de rosa e espere um que você goste. Não é porque você criou um bom saco de pancadas que você vai ter de fazer isso sempre. É um lance voluntário. Faz quem quer, quando e como pode.

5 – Quer dizer que se eu não gostei do tema eu posso mudar e mesmo assim ainda faço parte da iniciativa?

É isso aí. Sacou a idéia. A iniciativa M&M Brasil prima pela liberdade de temas e respeita o direito de seus membros. O mesmo vale se você entrou na iniciativa depois e gostaria de abordar o que já foi feito antes.

6 – Para que serve a iniciativa?

Fazer a divulgação do jogo Mutantes e Malfeitores, para que ele assuma o lugar do RPG genérico que antes pertencia ao GURPS.

7 – Mas cara, já não tem uma editora? Eles é que deveriam estar fazendo a iniciativa…

Bom, se nós fizermos vamos ganhar com material de qualidade, gratuito e ainda vamos fazer amigos. Tudo isso divulgando o sistema. Mais gente jogando, mais livros vendendo, preços caindo… sacou a lógica?

8 – Tem alguém no comando? Quem decide se uma coisa entra ou saí da Iniciativa? Algu´m vai corrigir o que foi feito?

Não tem ninguém no comando e ao mesmo tempo, todo mundo está no comando. O objetivo é divulgar o jogo da melhor maneira possível. Faz isso que está de bom tamanho. Qualquer um pode corrigir ou dar sugestões. Vai no blog que foi postado o assunto e comente, com educação, faz favor.

9 – E o que vamos fazer quando tivermos muito material?

Alguém, com a permissão dos outros, pode formular um netbook. Algo como o que se faz na iniciativa 4E, só que sem muita frescura.

10 – Só pode ser de supers né?

Não. Pode ser do que você quiser. O sistema é seu, o jogo é seu, o blog é seu, a iniciativa é sua.

guardians

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. João "joaoecb" Brasil
    jun 09, 2009 @ 20:47:12

    Salve….

    Só acho que tem um errinho nos itens 8 e 10….

    Não tem ninguém no comando…. mas o Kabal (Forum Jambô) é um tipo de gerente da Iniciativa!!! (8)

    E o material tem de ser feito com as regras do sistema Mutantes e Malfeitores… Sei que tu não disse o contrário disso….mas ficou ambiguo a resposta do item 10. (10)

  2. valberto
    jun 10, 2009 @ 02:27:28

    Pois é… tem o gerente…

  3. Rafael (Kabal)
    jun 10, 2009 @ 12:10:33

    OU não tem xD, infelizmente tive que me dedicar a faculdade e a um concurso e por isso demorei e perdi o cargo pelo visto(mas tá lá no fórum da Jambô meu post dizendo que eu não garantia tempo, e da mesma forma tá lá que ninguém mais se ofereceu e eu tentei assumir pra continuar). Só acho injusto que me acusaram em outro post aqui no blog que eu demorei 3 meses, quando na verdade foi 1 (8/maio a 9/jun)(até essa data a gente tava organizando a iniciativa, eu tranquei quando fiquei devendo o calendário).

  4. rsemente
    jun 10, 2009 @ 13:10:47

    Criei um Logo lá na minha matéria: http://guerrasdraconicas.wordpress.com/2009/06/10/iniciativa-mm-do-betao-bandidos-prontos-para-bater/

    Depois eu coloco o Brasil – Não tinha visto esse termo antes :(

    acho que seria bom acrescentar que não precisa ser só regras, mas dicas de jogo, dicas de mestre, ideias para aventuras, ideias para personagens, regras alternativas, acho que tudo está valendo, não?

  5. valberto
    jun 10, 2009 @ 17:24:26

    Puxa Rafael, deculpe se deu essa impressão. Não era isso que eu queria dizer. É que o projeto me deixou tão empolgado que eu realmente queria vê-lo funcionando o quanto antes. A sua gerência está bem competente. muitas pessoas já comentaram a cerca dos prazos e dos ótimos temas – especialmente da forma como vc os arranjou. Acho que o que podemos fazer de agora em diante é tocar a coisa sem muita preocupação a não ser nos divertir, conhecer ou fortalecer laços de amizade e á claro, divulgando o sistema.

  6. Trackback: Iniciativa M&M – Bandidos para Bater! « Adrenalina Rpg – No Mercy!

Deixe um comentário

