Veículos e Pós-Apocalipse

Algumas considerações para apimentar o seu jogo.

Claro que em RPGs comuns você não precisa se preocupar com a autonomia do seu veículo. Com postos de gasolina dispostos ao longo do trajeto, aquele veículo que você anotou na sua ficha de personagem tem pouca utilidade além de levar você de um ponto a outro do lugar.

Entretanto, num cenário dominado por zumbis ou em vias de ser dominado por algum desastre que ponha fim à civilização humana, temos algumas considerações a serem feitas quando o assunto são veículos, combustível e consumo.

Nos primeiros dias de caos ambos são simples de serem encontrados: tanto veículos operacionais, como peças de reposição, tanques de combustível, refinarias e postos continuam lá, muitos com capacidade total. Mas com o passar do tempo tanto o número de veículos funcionais como o número de fontes de combustível disponíveis tende a diminuir drasticamente. Com o fim da atividade fabril e industrial esses itens tendem a se tornar cada vez mais raros.

Por isso é bom saber quanto combustível o seu carro gasta para viajar daqui para ali. Muitas vezes a aventura num mundo como esse pode girar em torno de buscar peças de reposição para veículos ou mesmo combustível.

Para tanto disponibilizo uma tabela genérica de veículos, seu tanque de combustível e sua autonomia por km. Advirto que é uma tabela genérica e por isso pouco acurada.

Veículo

Capacidade

Autonomia

Carro pequeno

30-40 litros

10-14km/litro

Carro médio

40-50 litros

10-12km/litro

Carro grande

50-60 litros

10km/litro

Caminhão

80-100litros

6km/litro

Moto

10-20 litros

30-40km/litro

Para saber a autonomia final do seu veículo – ou seja, quanto ele pode rodar com o tanque cheio – basta multiplicar o total de litros no tanque pela autonomia. Assim um Fiat 147 com um tanque de 30 litros roda de 300 a 420 km antes de precisar reabastecer.

Não esqueça que estamos lidando com carros em perfeito estado e bem regulados, coisa que nem sempre você pode encontrar em mundos pós-apocalípticos. Em certos filmes como Mad Max, O Resident Evil 3: extinção exemplificam bem a importância de ter e manter o seu veículo rodando.

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Nume
    jun 15, 2009 @ 02:05:46

    Opa,

    Betão, só vale fazer uma correção com relação às motos, na média elas fazem entre 30 e 40 km por litro, ok?

    Grande artigo, abraços!

  2. valberto
    jun 15, 2009 @ 02:35:22

    Anotado…

  3. Heitor
    jun 17, 2009 @ 23:28:11

    É por isso que nos Apocalipses WXYZ da vida, prefiro mulas e cavalos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: