Hora de reaproveitar!

Trabalhando com o que você tem.

Hoje mais cedo, fuçando nas coisas do meu filho encontrei dois livros de filosofia (sendo que um deles será usado este ano), uma revista de RPG importada e o meu temporada de caça da editora daemon.

Engraçado que estas pequenas descobertas me fizeram pensar em como acumulamos coisas ao longo de nossas vidas, sendo que, muitas vezes, até esquecemos que temos tais coisas. Coisas que as vezes, fazem uma falta fenomenal. Se eu não tivesse encontrado o livro de filosofia teria de morrer facinho com pelo menos R$30,00 num sebo para conseguir a obra. Sei que trinta mangos não são assim nada do outro mundo, mas compre esse valor em arroz e você vai ver que de repente faz toda a diferença.

Acaba que na nossa vida cotidiana de mestres e jogadores de RPG temos muito material acumulado, seja juntando poeira em nossas estantes, seja entulhando nossos HDs, CDs, pendrives e cia. Limitada. Material que, por nem lembrarmos que existe, não usamos.

Entre os projetos de 2010 estou querendo reviver o livro Caçadores caçados junto com o pessoal da comunidade de mesmo nome no orkut. O sistema de regras já foi transcrito e esta enxutinho. O livro deve ocupar nenhuma página  a mais que 64 páginas. Vai servir como um módulo básico de Caçadores caçados, repaginado e atualizado. Ora, embora seja composta, em sua maioria, por desenhos e matérias reaproveitadas da revista Dragão Brasil, o Temporada de Caça (TdC) é um excelente material de referência, que até então eu tinha esquecido completamente. Entende o que eu quero dizer? Eu já tinha o livro, mas como não lembrava dele não podia usar suas informações para que o livro fosse melhor estruturado.

Tenho certeza que você tem um monte de material que não usa. Que tal, ao invés de sair gastando dinheiro com o novo “Guia de raças Fulano de Tal” você não desse uma boa pesquisada nos livros que você já tem? Além de sair em conta, você pode achar respostas em materiais antigos para perguntas novas. Um amigo meu se beneficiou e muito na sua mesa de 3.0 quando encontrou uma raça jogável de ciclopes numa de suas antigas Dragon magazines. Regras de combate entre exércitos, novas armas, idéias para jogos em localidades diferentes, mapas… tudo pode ser resgatado de material que já temos.

Mas e quando o cara não tem material nenhum? Vai ver ele descobriu o RPG por acaso e esta lendo justamente esta matéria, achando que esta em desvantagem porque não tem livros ou revistas para consultar. Bom você não precisa ter livros ou revistas de RPG para consultar. Pode consultar outros livros que, embora não sejam feitos para RPG, podem ser usados nele. Exemplo?  Catálogos de endereço, mapas, revistas como a Veja ou a Istoé, desenhos, histórias em quadrinhos e até mesmo livros de escola. Imagine que você vai fazer um jogo estilo “Máfia moderna”. Ora, vá jogar GTA 3, ou o Liberty City Stories e (deus me perdoe) vá ver uns capítulos de “Poder paralelo” na Record.

Descubra e use primeiro o que você tem em mãos antes de sair comprando coisas por aí. Faz bem ao bolso e a auto-estima.

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Tweets that mention Hora de reaproveitar! « Lote do Betão -- Topsy.com
  2. Arquimago
    jan 21, 2010 @ 18:10:55

    Um dos textos mais brilhantes que ja li!

  3. Gene
    jan 21, 2010 @ 20:05:47

    SUPERNATURAL! SUPERNATURAL! vai rolar isso com Caçadores Caçados? :)

  4. valberto
    jan 21, 2010 @ 20:09:48

    Gene, eu não tinha pensado nisso, mas acredito que teremos uma mesa dos primos brazucas do Winchester em breve…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: