E os ratos?

E os ratos mataram o dragão…

Eu sempre achei que D&D era sinônimo de RPG de fantasia medieval. Outros jogos eram como remédios genéricos, com o mesmo princípio ativo, mas que no fundo não eram a mesma coisa. E olha que eu me dei ao luxo de experimentar tudo que é jogo medieval, de Tagmar, passando por Arkanum, AD&D, Tunnels and Trolls, Mutantes e Malfeitores, Gurps, Aventuras fantásticas, 3d&t, Merp, Fuzion…

A idéia é que algo sempre estava faltando. Algo que eu senti pela primeira vez quando rolei a minha primeira aventura de D&D como um ladino encrenqueiro. Algo que vinha me faltando nos últimos tempos.

Seja lá o que for que estivesse faltando eu acabei de achar uma fonte, que, até o momento não parece dar sinais de cansaço. Comprei e estou literalmente apaixonado pelo RPG Mouseguard. Gostei tanto dele que agora quando eu penso em fantasia medieval não tenho mais a idéia de um  cavaleiro de armadura ou um mago de chapéu pontudo: me vem à mente a imagem de um rato de pelo marrom, usando uma capa verde, brandindo um anzol de pesca e linha. De repente um lobo solitário se tornou um inimigo muito mais perigoso que um Tarrasque.

Mouseguard é o livro de RPG mais lindo que eu já vi. Dá ciúmes segura-lo. Seu texto é simples e ao mesmo tempo muito profundo. E é um dos livros que eu estou lendo devagar, sempre pressa, saboreando cada página – uma coisa que eu não faço a anos.

Se você quer um jogo diferente, se quer experimentar como um rato pode matar um dragão, deixe o jogo fluir em suas veias. Lembre-se: não é contra o que se luta, é pelo que se luta.

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. césar/kimble
    jan 29, 2010 @ 23:18:12

    Coisas pra minha lista de jogos a comprar esse ano: Mouseguard, com certeza.

  2. Nibelung
    jan 30, 2010 @ 15:20:07

    Recomendo também ler a série original de livros, que é publicada aqui pela Conrad: Pequenos Guardiões.

  3. Trackback: Tweets that mention E os ratos? « Lote do Betão -- Topsy.com
  4. Arquimago
    fev 01, 2010 @ 09:07:15

    Também adquiri o livro, mas não li ainda, só deu uma passada de olho, mas já estava decidido a começar a leitura. Agora então com seu incentivo começarei hoje depois dos estudo!

    Alguem sabe quando sai a segunda saga em português?

  5. Gilson • RPG • Educação
    fev 05, 2010 @ 14:56:38

    Mestrei uma mesa certa vez chamada Hamtrix, anime Hamtaro com Matrix, sim aquela animação dos hamsters.

    O quartel e nave deles era a toca. Haviam golpes estilosos e todos usam óculos escuros. Durou duas ou três sessões. Heheehhehee.

    Gilson

  6. imiril
    mar 10, 2010 @ 17:25:01

    Eu não conhecia Mouse Guard. Agora que conheço (através do blog aqui) também fiquei maravilhado com o trabalho.

Deixe um comentário

