O blog de rpg mais imparcial do mundo

Não é esse aqui. Tente outro.

Imparcialidade… isso existe mesmo?

Recentemente fui arrastado até a ponto vinte para ver quem ganhou um “Agentes da Liberdade”. Era uma promoção meio tosquinha que eu, sinceramente não tive a menor coragem de participar. Leia “coragem” aqui como disposição e não como o contrário de medo. Porra, eu vou dar aula vestido como um cavaleiro teutônico para alunos do 1º ano. Pagar micos é comigo mesmo!

Engraçado é que os comentários que lá li me levaram à refletir sobre uma das maiores lendas urbanas do mundo. A imparcialidade dos meios de comunicação, sejam eles quem forem, desde jornais até mesmo blogues de RPG.

Sinto desapontar quem pensa o contrário, mas imparcialidade não existe nem no jornalismo, muito menos na Blogosfera . No jornalismo, o processo de edição (escolher qual notícia será publicada, qual destaque que vai receber, qual assunto ficará de fora, etc) já é parcial pela sua natureza. O mesmo vale para a blogosfera: ao escolher um tema para comentar ou uma notícia para reproduzir o  Blogueiro  já está sendo parcial.

Claro que é preciso fazer uma diferenciação entre blogs e imprensa como um todo. Blog é, por sua natureza, uma ferramenta de opinião. Eu sempre deixei claro que o Lote, por exemplo, é do Betão. Ele me pertence e faço com ele o que eu quiser. Os comentários são aprovados por mim – vocês não imaginam a quantidade de besteira que eu apago sem um pingo de dó. Normalmente apago coisas que não me agradam ou coisas que vão contra a minha opinião. Não gosta? Pena. Procure outro lugar.

Voltando à imparcialidade, quer dizer à parcialidade, já reparou nos títulos? Tanto na imprensa como nos blogs eles são um festival de parcialidade. Mais que isso: de desonestidade. Há casos incríveis em que contrariam o que diz o texto da reportagem ou do artigo ou são tendenciosos ao extremo. Quando eu dei aula de mídia na filosofia da comunicação e da linguagem eu usava uma matéria no The Herald Tribune que dizia que 3 a cada 10 ingleses preferiam a Monarquia. O que esse título nos diz? Que pelo menos seis ingleses não vão com a cara da rainha e querem alguma outra coisa ou pelo menos não fedem e nem cheiram para a família real. O jornal já era a favor da boa rainha desde o seu título. Eu não precisava mostrar o resto para dar continuidade à aula.

Não sou contra que se tenha opinião, desde que ela fique clara. Eu não gosto de D&D4e e sempre deixei isso claro aqui e nunca saí vestindo a camisa da imparcialidade rpgística. Quando você não age com honestidade – veja, é diferente de ser imparcial – você está enganando o seu leitor. Passar a imagem que você não tem é um dos maiores crimes que se pode cometer contra a própria credibilidade. Eu torço para o Flamengo. Pedir que eu escreva imparcialmente sobre o Fluminense ou sobre o (V)asco é pedir demais.

Mas, felizmente, Internet é uma ferramenta de muitas mãos. Se não é um espaço imparcial, é um lugar altamente democrático. Tem espaço para todas as tendências, tribos, ideologias. E o internauta busca, em geral, aquele blog cujas idéias e preferências sejam mais parecidas com as suas. Eu não imagino o que um fã de 3d&t poderia fazer na minha página, mas vá lá, pode acontecer dele cair por aqui.

Não quero transformar este blog em uma ferramenta de propaganda para a editora A ou B, mas também não tenho a pretensão de me auto-proclamar “o imparcial”. Tenho minhas preferências, minhas convicções, mas não quero doutrinar ninguém. Convivo bem com a crítica – desde que ela seja educada. O blog é uma ferramenta opinativa. Todos, mas todos mesmo são livres para concordarem ou discordarem de qualquer opinião e para irem e virem, sempre que quiserem! Mas uma diferença é que aqui eu escolho de forma mais que parcial o que sai publicado ou não.

Pense nisso e antes de ser imparcial, seja honesto. Com você e com os outros.

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Nume Finório
    jun 06, 2010 @ 14:21:14

    Genial o artigo, Beto.

    Ah, o resultado da promoção deve sair de hoje pra amanhã, já entrei em contato com o vencedor (e único participante, eita falta de coragem do pessoal em vestir um terninho).

  2. Arquimago
    jun 06, 2010 @ 18:16:41

    Somos parciais ao acordar e decidir entre leite ou café ou outra coisa.

    Talvez as ciências exatas sejam imparciais, mas como os resultados são visto não…

  3. Renan
    jun 06, 2010 @ 20:06:21

    Betão,
    e vc tem notícias do resultado da promoção da Moonshadows?
    []s

  4. valberto
    jun 06, 2010 @ 23:41:46

    Ter eu tenho, mas não posso revelar agora. Houve um problema logístico interno na loja, mas acredito que assim que a Michelly, a responsável pela promoção, puder, dará um retorno satisfatório.

  5. FenrirX
    jun 08, 2010 @ 17:54:15

    se existisse imparcialidade, só existiria um blog de RPG…

  6. Gilson • RPG • Educação
    jun 10, 2010 @ 21:24:01

    Muito bom!

    Gilson

Deixe um comentário

