Promoção e ninguém participa?

O que faz uma promoção dar certo?

Nume Finório disse: “Genial artigo, Beto. h, o resultado da promoção deve sair de hoje pra amanhã, já entrei em contato com o vencedor (e único participante, eita falta de coragem do pessoal em vestir um terninho).”

Não é a primeira vez que eu escuto argumentos do tipo que o JP usou para qualificar a Promoção que a .20 criou para o lançamento do livro “Agentes da Liberdade”, da Green Ronin/Jambô. Não é a primeira vez que eu me deparo com uma promoção que não atrai um bom número de participantes.

Gostaria mesmo de saber o que é que existe que as promoções não atingem um grande número de participantes. Algumas semanas atrás, numa da listas que eu assino o usuário Kelvy Lima lançou a seguinte promoção: “Quer Ganhar um Tormenta D20: Piratas e Pistoleiros ?” Segundo o próprio Kelvy ninguém entrou para participar. A Moonshadows também criou uma promoção para o seu aniversário de dez anos (por problemas logísticos o resultado não foi liberado ainda) e menos de dez pessoas mandaram sua participação. Numa outra promoção da .20 o JP reclamou que apenas duas pessoas tinham mandado material até 2 dias antes do prazo final.

O que me incomoda é que as lojas e os sites estão fazendo o seu papel para divulgar os jogos que apóiam. Mas parece que a grande maioria dos jogadores não se interessa em participar. Gostaria de saber o motivo. Você, que viu estas ou muitas outras promoções on line e não participou, diga-nos o porquê. Os prêmios não agradaram? O meio de participação era muito difícil? Você estava sem saco?

12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Arquimago
    jun 06, 2010 @ 18:20:03

    Eu ja tinha o livro.

  2. Pedro Gabriel
    jun 06, 2010 @ 18:29:44

    Só adicionando mais um exemplo: os sites Defensores e Defensor3 lançaram há um tempo uma promoção valendo livros de 3D&T, e também não houve nenhuma participação.

    Mas vamos pensar um pouco: a participação na promoção acima era enviar uma foto. A promoção do Kelvy era enviar um cenário. A sua com a Moonshadows era enviar uma frase. A do Agentes da Liberdade era enviar uma ficha de personagem. A outra do .20 era criar um sistema. Fora outras, que sempre envolviam um misto de trabalho e criatividade.

    Mas quando rola promoção de RT no Twitter todo mundo participa. Por quê? Porque é mais fácil, não dá trabalho e não exige o funcionamento da cachola.

    E aí, como fica?

  3. anaobatedor
    jun 06, 2010 @ 21:07:57

    Penso o seguinte muitas pessoas que já participaram algum dia dessas promoçoes(falo de promoçoes antigas) as vezes do livro de rpg mas maneiro que saiu não participam pq as vezes nem sempre ganham acham que é marmelada depois quando vai ver o resultado.

    Não sei se vc se lembra de uma promoção da Devir do escudo do mestre , participei com muitas frases maneiras que tirei raspando toda a minha criatividade e no final das contas não acabei ganhando. Ate tudo bem é uma promoção e tem uma certa quantidade de gente ´pra ser escolhida, ateai eu aceito numa boa.

    Depois quando fui ver as frases dos ganhadores , fiquei com aquele sentimento de tipo “Porra tinha frase minha no escudo do mestre de D&D que dava pra ganhar comparado com esse cara ai que ganhou”, ta certo que teve uns que as frases foram boas mas teve outros que não foram boas.

    Logo depois disso sinceramente acabei desanimando e parei, não participo mas de nenhuma promoção. Passo fome , junto cada centavo e compro os meus proprios livros de RPG.

    Agora pare e imagine , vc vai particpar de uma promoção do tipo criar uma historia , ou um item magico , coisa que vc tem que usar 100% da criatividade pra esticar a ideia pra depois vc simplesmente não ser julgado como deveria??? Se com uma frase curta já foi um sacrificio imagine então criar uma historia , um background inteiro para um concurso pra depois não dar em nada ,e ver o cara com uma historia mas chulé , mas mocreia ganhar.

    Participei de muitos outros concursos antes do escudo do mestre como por exemplo foi dado em sorteios o livro Mundo das trevas , me lembro que ate teve prorrogação. Ja vi muitos dos concursos na rederpg com parceria da Devir dela ser prorrogado.

    Creio que as pessoas assim como eu ficam desenludidas com essas promoçoes que as vezes dar o sangue pra no final perder para um cara que fez uma historia tosca.

    Eu falo isso por exeperiencia propria. Tb participei pelo twitter na devir as provas digitais que acabei não ganhando. Infelizmente.

    Outro ponto de vista que acho é que as pessoas devem ter medo é de postar endereços nessas promoçoes e de acabar caindo na internet e de não haver uma segurança boa.

    No mas acho que é isso mesmo, pessoas normamente já não gostam de Rpg , as promoçoes não são divulgadas como deveria ser , e sei lá como são feito as classificaçoes. Junta tudo isso e tem esse desastre de apenas 1 pessoa ou nenhuma participar.

  4. Pedro Gabriel
    jun 07, 2010 @ 00:33:05

    @anaobatedor concordo com você, nas duas coisas. Também participei do concurso do escudo da Devir (e também não ganhei), além de outros, e também achei os vencedores meio méh. Mas isso é a gente quem julga, considerando nossa idéia boa, mas os que decidem podem ter outra forma de pensar. É estranho mas até aceitável (algumas vezes…).

    A questão de dados pessoais também é importante, mas aí cabe o bom-senso da pessoa. Exemplo: eu não uso foursquare — aplicativo do twitter que dá a localização do tweet naquele momento; acho perigoso demais, um criminoso esperto pode se ligar nesses pormenores, descobrir locais e horários de viagem, etc.
    Mas ceder o endereço à loja ou editora que vai mandar meus livros já não vejo problema, porque esses dados não são públicos, ficam apenas para a loja/editora.

  5. JEY
    jun 07, 2010 @ 01:20:45

    algumas possibilidades:
    1a divulgação da promoção não atingiu o público alvo.
    2o prêmio não é interessante ao público alvo.
    3a promoção exige muito para se participar.

    uma forma interessante para testar a primeira hipótese, é fazer um sorteio “clique e ganhe”, por exemplo, assim você pode ter uma idéia que quantas pessoas você consegue alcançar com a sua divulgação

    para o segundo ponto, é mais conplicado, mas nada que pesquisas online não resolvam, já que o público-alvo está na NET mesmo…

    e mais uma coisa, como jogadores de rpg, a nossa criatividade é uma das nossas maiores vaidades, então é difícil você aceitar que seu trabalho não foi considerado bom, ou que você pode simplesmente não ganhar nada com ele.

    abraços e bons dados o/

  6. Superpazzesco!
    jun 07, 2010 @ 01:47:56

    Eu vi uma promoção para divulgação de um mundo próprio, não lembro quem a fez.

    Mas para participar eu teria que ter o material pronto com várias páginas e tudo o mais.

    Meu mundo ainda está em andamento, impossível participar sob as regras impostas.

    Fora essa, participo sempre que vejo uma promoção!

  7. Douglas Baiense
    jun 07, 2010 @ 09:29:48

    Concordo com o anaobatedor. Eu tb já tive esta sensação.

    Além disso, quem faz a promoção tem de buscar um equilibrio entre o prêmio e o trabalho dos participantes. Não adianta o cara pedir para se fazer um sistema ou um cenário e dar um livro qualquer como prêmio. Se quiser fazer o povo queimar a mufa mesmo, o premio nao pode deixar dúvidas se vale a pena.

  8. Gilson • RPG • Educação
    jun 07, 2010 @ 09:42:31

    Boas colocações do Anão Batedor. Eu deixo de participar ou por não serem livros que me interessam ou quando me interessam o nível de dificuldade, como o Anão Batedor colocou, é alto (cenário maravilhoso, personagem marcante, sistema inovador, item interessantíssimo).

    Ganhei a promoção de sistemas do Paragons, mas porque era para enviar um resumo do sistema, apesar de já tê-lo pronto, como muitos outros jogadores têm. Além de ser, modéstia a parte, uma variação doida do d20, com apenas dois atributos: http://www.uLtra20.com (uma melhorada em alguns meses)

    Gilson

  9. Filipi Cunha
    jun 07, 2010 @ 10:01:39

    Eu acho que é a pura preguiça. Preguiça de pensar, de fazer um mínimo de esforço. Veja só, promoções via twitter, no qual o cara só tem que dar um “RT” na mensagem já pronta, não temos esse problema. Sim, acredito que seja a pura preguiça, os prêmios são bons, não é difícil de participar, mas as pessoas querem tudo de mão beijada. Acho que se você for procurar fora da esfera dos blogs e sites de RPG, é bem capaz de ver um quadro similar…

  10. Ricardo Foureaux
    jun 07, 2010 @ 16:14:55

    O site .20, especificamente, não é muito transparente sobre como escolhe o vencedor, como é feito a seleção, etc. Participei outro dia de uma promoção lá, que era para se mandar “cenários inéditos” prontos, e o melhor ganharia sei-lá-o-quê. Mandei o meu, e, por incrível que pareça, o cenário que ganhou não só não era inédito, como o próprio site .20 já havia feito uma resenha desse cenário meses antes. Depois disso, prometi a mim mesmo de nunca mais participar de qualquer promoção ou discussão deste site, por motivos óbvios. Para participar de uma promoção, além do prêmio valer a pena, tem que ser um tema interessante. Além do mais, essas coisas de “crie um personagem”, “crie um item mágico”, parece para mim a mais barata das cópias da Paizo. Deveríamos ter uma verdadeira promoção, com apoio de uma grande editora para transformar a coisa em livro, e não em post. Deveríamos dar mais valor ao produto nacional, ao invés das traduções. E espero sinceramente que a Jambô dê uma melhorada no cenário Tormenta, porque é bom por ser nacional, mas tem alguns detalhes que merecem ser cortados. Gostaria de ler o livro novo do Caldela, e que ele escrevesse um cenário nacional, porque acho que ele tem muito mais a manha que o trio Tormenta. Inclusive, o sucesso de Tormenta deve muito ao Caldela.

  11. rsemente
    jun 10, 2010 @ 10:50:06

    Muito legal. O maior problema é a dificuldade vs. recompensa.

    Fazer matérial geralmente dá muito trabalho, e a reconpensa de um livro nem sempre é atraente.

    Veja só, um profissional ganha quanto para fazer um determinado material? (sei que o betão tem a resposta :P)

    Vamos dizer que um sálário minimo para fazer umas 30 páginas. Então escrever uma página seria uns 15 reais.

    Depois multiplique o prêmio pela chance de não vencer (digamos um em dez, 0,1), para livros com uma média de 50 reais o valor de risco é 5 reais.

    Nós seres humanos fazemos esses calculos intuitivamente, e ter um trabalho que vale R$ 15 para se ariscar por R$ 5 (valor do prêmio X chance de ganhar) não vale a pena.

    Participar de uma promoção que o prêmio seja mais ou menos isso (ou as vezes nada), e pedir para que o cara faça um cenário ou sistema é pedir de mais.

  12. Nume Finório
    jun 10, 2010 @ 18:00:52

    Opa,

    Ricardo, não lembro de ter feito promoção de criação de mundos. Teve aí uma promoção de criação de sistemas um tempo atrás. Mas posso só estar ficando senil mesmo.

    No mais, ao aceitar participar de uma promoção tu aceita a decisão do julgamento dos organizadores. Eu não preciso dar explicação para você a menos que eu diga que vou dar explicação para você. Só que me faltava mesmo além de eu pagar por livro, não ter participação na promoção e não ganhar nada em troca ainda ter que me incomodar com os outros ficando de mimimi porque não ganharam.

Deixe um comentário

