Quando o personagem se torna “grande”.

Não sei se vocês já passaram por isso, mas acontece com uma certa freqüência quando estou jogando como jogador. É um fato que no começo nem me incomodava muito, mas hoje, devido ao prazer que estou tendo com a mesa on line do Kimble estou meio ressabiado. É que eu sinto que o personagem está tomando as decisões e não eu.

Sei que parece alguma besteira, mas quando eu comecei a jogar vivia me perguntando “o que fulano faria se existisse de verdade?” e com essa pergunta em mente eu quase sempre dava vazão á minha imaginação na mesa de jogo. Claro que jogando assim eu mandava muita da estratégia meta-jogo para a casa do Mário. Depois de fazer isso durante muitos anos é quase intuitivo jogar dessa forma. Não é que eu não tenha controle sobre o personagem. É que durante muito tempo eu escolhi seguir o que o personagem acha e não aquilo que eu ache – como jogador – melhor.

Estou jogando com um personagem chamado Indomável. Ele é um powerhouse adolescente em começo de carreira, temperamental e apaixonado pela namorada ciumenta. Forte como um mini-hulk e tão perigoso quanto qualquer um que possa ergue dezenas de toneladas. Eu me vi agindo de forma que eu não queria agir, mas que fazia muito sentido para o personagem. Dá para entender?

De certa forma estou adorando a forma apaixonada como ele vive. Apaixonada e inconseqüente. Não jogava assim a muito tempo.

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. césar/kimble
    set 09, 2010 @ 00:50:32

    Legal ouvir isso. Eu gostei do teu personagem logo que você construiu ele, era bem no estilo do que eu queria na campanha.
    E é bom saber que você tá se divertindo :)

  2. Coisinha Verde
    set 09, 2010 @ 11:26:20

    Essa é a melhor coisa no RPG na minha opinião.
    Quem dera todos jogadores fossem assim!
    :]

    Mas… o seu post pareceu que isso é um problema (mesmo com voce dizendo que está adorando seu personagem assim).
    Existe algum ‘contra’ disso tudo pra você?

  3. Lobo
    set 09, 2010 @ 12:03:44

    Achei muito interessante deixar o personagem decidir a ação. A forma como costumo jogar o personagem decide. Depende dele mesmo. Teve muitos personagens meus que se ferraram apenas por serem eles mesmos…

    Bom, o RPG é um jogo de interpretação. Você está sendo um excelente jogador quando está levando em conta o personagem. Isso é muito positivo. Quando os jogadores estão apenas buscando por bônus, estratégias e tudo mais, esquecendo a essência do personagem, nesse modo, eles não estão aproveitando verdadeiramente do RPG em si, estão aproveitando apenas da mecânica do jogo.

    Um grande abraço. O importante é se divertir.

  4. Arquimago
    set 09, 2010 @ 18:32:36

    O importante é se divertir e você NÃO agir como o personagem, o personagem “agir” sozinho tudo bem, faz parte do jogo quando você leva a serio a questão de interpretar.
    Você separando você do personagem como bons atores fazem é muito legal para depois analisar e ver como é a reação de pessoas diferentes a estímulos diferentes, você não faria ele sim.
    Eu pelo menos gosto disso. Agora na hora que o personagem fizer algo que te perturbe assim como a cena de um filme, ou você puxa as rédeas dele para onde você quer, ou troca de personagem.

Deixe um comentário

