Reflexões

Revelations.

Ando meio sumido e não é a primeira vez que isso acontece. Não apenas tenho diminuído minha participação neste blog, como também tenho jogado pouco. Acho que um a coisa tem mais a ver com a outra do que se pensa. O meu blog é um reflexo do que eu jogo. Se eu não jogo, não tenho muito sobre o que escrever. Desculpe, mas não sou o blogueiro profissional que esta com seus dados juntando poeira a dois anos e escreve todos os dias. Se eu não jogo, não tenho energia para escrever. É simples e é bem crucial. Por isso enquanto eu não conseguir resolver meu problema com a falta de jogo decente, nada de postagens decentes.

Bom, explicado o porque de ter poucos posts nas últimas semanas. Outra coisa: no dia 15 de setembro o blog completou dois anos de atividades. Bom, se você contar com o tempo que ele ficou hospedado no multiply é algo com bem mais tempo, mas uma das vantagens de ser dono do blog é que você decide de onde vai começar a contar o seu tempo de vida.

A terceira coisa para comentar é um adendo a outro tema que eu já abordei aqui: a simplicidade de sistemas de jogo. Tem uns dois dias eu tentei escrever um conceito novo para um personagem. Ele deveria ser um personagem de poder intermediário: um guerreiro mercenário que por toda a sua vida foi um cara detestável e que foi salvo de uma batalha por um grupo de clérigos bonzinhos. Estar a beira da morte fez o cara repensar sua vida e sua classe a agora ele é um guerreiro 6/ clérigo 4. Conceito feito vamos a execução da ficha. Um desastre. Desisti usando o Pathfinder e me dei ao trabalho de tentar com o Tormenta. O mesmo problema do D&D 3.5 e da maioria dos SRDs que encontrei por aí. Nem sequer tentei com o 4.0. Passei para o MB onde consegui o Guerreiro 4/sacerdote 1 mas que não fiquei completamente satisfeito com o resultado. Pensei em usar o storyteller – especialmente usando a ficha de mortais para idade das Trevas e o resultado foi muito mais satisfatório de todos. Até que tentei usar o shotgun diaries.

A estrutura é simples. Eu criei novos tipos de sobrevivente: o combatente, o ladino, o mágico e o clérigo. Cada um teria 4 atributos: Combate, Agilidade, Magia e Fé. A inteligência fica por conta do jogador. Este mesmo deve escolher o atributo principal. Eu digo que um guerreiro deve ser combate, mas é você que escolhe. Se for nele você começa com 5 dados. E os outros? 3 dados cada. Regra extra: se você zerar um dos atributos, ou seja, naquele caso você não tiver como usar o atributo v pode aumentar seu valor principal em 1.

O meu clérigo ficou assim: Combate 4, Agilidade 3, Magia 3 e Fé 4. Passei um de combate para fé e ele ficou como eu queria. De resto o sistema de SD fica o mesmo, só que com monstros no lugar de zumbis. É um PJ que estou louco para testar.

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. anao_batedor
    out 03, 2010 @ 23:34:40

    Normal pois rpg é um hobby e não um MMORPG onde tem gente que acha que é trabalho.

    mesmo não jogando as vezes é bom dar um tempo e ver as outras coisas na vida.

  2. Arquimago
    out 04, 2010 @ 10:04:41

    Também estou nessa onda de coisas simples, vivo me perguntando preciso mesmo de tantas regras?

    Mas sei-la tem hora que meu cérebro pede mais umas regrinhas ^^

    Só para ter certeza, o MB é o nacional certo?

    Valberto, seria o meu caso de medo de mudança do tradicional?

    Veja bem, gosto do GURPS e do ReOps(que não é complicado) mas também Savage Worlds, mas tenho medo de jogar o SW, e estou passando longe do 3.X.
    Com vinte lados mesmo só o M&M…

  3. valberto
    out 04, 2010 @ 21:29:53

    Medo de mudança é normal. O lance é só sair jogando.

Deixe um comentário

