Qual é o verdadeiro papel dos NPCs?

 

 

 

NPC é a sigla em inglês para Non Player Character ou Personagem Não-jogador. São todos os personagens que aparecem nas histórias de RPG que não são interpretados pelos jogadores. Normalmente quem os interpreta é o mestre do jogo. Apesar de ser muito divertido dar vida a cada criatura que os jogadores interagem é uma responsabilidade e  tanto para o mestre do jogo que tem de ter muito cuidado sobre este assunto. Afinal as estrelas da mesa devem ser os jogadores e não os personagens do mestre.

NPCs servem basicamente como “givers” e “antagonistas”. “Giver” é um termo em inglês que designa aquele que dá. Aquele que dá o que? Aquele que dá… simplesmente dá. Pode ser que ele dê uma missão aos personagens, um item, um desafio… ele pode dar abrigo, informações, enfim, ele dá. Os antagonistas são os inimigos do grupo. Eles vão fazer de tudo para impedir ou atrapalhar as ações do grupo. Se você parar para pensar bem, mesmo um antagonista é também um “giver”, já que neste caso ele dá trabalho ao personagem.

Qual é a importância de um NPC. Pode ser muita ou nenhuma, de acordo com a escolha dos jogadores e do mestre. Um personagem pode se tonar importante pelo papel que ele desempenha na história ou por seus maneirismos. Nunca vou esquecer de um personagem de D&D que deveria aparecer uma única vez e sumir: o ladino faz tudo chamado Kuff Randall. Ele ficou tão carismático que acabou ganhando até ficha.

Mas o mestre deve tomar cuidado com o poder dos personagens não-jogadores. Eles devem ser desafio, mas não devem ser “resolvedores” de desafios. Deixe que os personagens jogadores lidem com os problemas do mundo. A eles cabe derrotar o vilão,m salvar a princesa, domar o Dragão. Eles não devem esperar que Merlin derrote os exércitos de Mordred, ou que a equipe principal dos X-men venha salvar os novos recrutas da mansão Xavier (era para ser o contrário, cara!)

Ou, se eles não quiserem lidera, deixe que um grupo de NPCs faça isso e ganhe os créditos, inclusive pelo que os personagens fizeram. Eu me recordo de uma campanha em que o grupo só queria pilhar e não fazia nada além de caçar monstrengos fracotes. Eles esquivavam de todas as missões que fariam o mundo andar. Daí eu coloquei um grupo de NPCs para ficar famosos. O ciúme foi inevitável.

 

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Arquimago
    out 08, 2010 @ 10:00:14

    Adorei a ultima dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: