Simplificando e Modificando o D&D 3.XYZ

Eu adoro o D&D antes da 4ª edição, mas nunca gostei da complexidade do sistema. Por isso, depois de algumas elucubrações e uns testes resolvi apresentar algumas propostas para simplificar o sistema.

 

Novos atributos

Alguns atributos saem e outros entram:

Força →Força

Constituição →Vigor

Destreza → Destreza

Combate → Atributo novo. Indica quão bom de briga você é.

Inteligência →Intelecto

Sabedoria → Consciência

Carisma → Presença

O objetivo do atributo combate é simplificar os cálculos para o combate.

 

Chega de atributos e modificadores

Apenas modificadores. Assim se antes você tinha Força 13 (+1), anota apenas o +1. Você tem 14 pontos para distribuir entre os atributos. O novo valor de Força utilizado para determinar o dano de um personagem que empunhe a arma com duas mãos passa de x1,5 para x2. Um guerreiro de nível 1, com força +4, empunhando um machado de duas mãos causaria 2d6+8 de dano ao invés de 2d6+6.

Chega de vários dados

Tudo agora é com d6. 3d6 substituindo o d20. Ao rolar 3d6 como se fossem 1d20, um resultado 18 é um acerto crítico, e um 3 é uma falha crítica. Ao contrário da regra normal, acertos e falhas críticas não precisam ser confirmados com uma nova rolagem.

Danos de armas, dano de magias, efeitos e demais dados exóticos são todos substituídos por dados comuns de seis faces, da seguinte forma:

1d4 = 1d6–2

1d8 = 1d6+2

1d10 = 2d6–2

1d12 = 2d6

 

Perícias Simplificadas:

Saí aquele monte de perícias e entra essa lista, bem mais enxuta.

Acrobacia (Des)
Atletismo (Des)
Conhecimento (Int)
Enganação (Pre)
Furtividade (Des)
Iniciativa (Des)

Intimidação (Pre)
Intuição (Cons)
Investigação (Cons)
Magia (Int/Cons/Pre)

Medicina (Int)
Percepção (Cons)
Persuasão (Pre)
Prestidigitação (Des)
Veículos/Cavalgar (Des)

 

Menos Ataque, Mais Dano:

Só é possível realizar um ataque padrão por rodada. Ataques extras são permitidos desde que o personagem tenha talentos que justifiquem o segundo ataque. O talento Ataque Extra permite que o personagem faça um segundo ataque, dividindo como desejar o seu bônus total de ataque. Cada vez que este talento é adquirido ele dá direito a mais um ataque e mais uma nova divisão.

Ataque: 3d6 + BBA + Combate corporal + ½ nível

Dano: Arma + Força/Destreza + ½ nível

Defesa: 12 + Combate + Destreza + ½ nível.

 

 

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2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. atmoland
    out 26, 2010 @ 11:58:28

    BBA + meio nível??? Isso num é demais não?

  2. valberto
    out 26, 2010 @ 19:42:31

    Acho que não. Mas só testando na mesa. Aqui funcionou bem.

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