Eficiência com disciplinas

Usando suas disciplinas com eficiência

 

Antes de trabalhar o uso inteligente das suas disciplinas de vampiro: a máscara é importante colocar algumas dicas de como maximizar os efeitos das disciplinas. Algumas pessoas vão dizer que estou promovendo o Power Gaming aqui, tentando extrair das regras do jogo brechas para fazer personagens poderosos. É justamente o contrário: na medida em que você especializa o seu personagem, mais dependente dos personagens dos outros jogadores, meio que forçando vocês a ficarem juntos. Essa é a essência dos jogos de RPG, não é?

A melhor maneira de “bombar” as suas disciplinas começa na escolha delas. Que tipo de personagem você quer fazer? Ele mais “porradeiro” ou “sorrateiro”? Ele é mais comunicativo, cercado de amigos e admiradores ou é mais introspectivo, prestando atenção em tudo e todos? Quando você tem essa certeza fica mais fácil desenvolver o potencial das suas disciplinas.

Uma vez que você escolheu disciplinas adequadas à seu personagem esta na hora de determinar como estas disciplinas vão funcionar para você. Veja a descrição de cada nível e o que você precisa para ativar/usar a disciplina.

Tomemos por exemplo um vampiro chamado Bob. Ele é um brujah porradeiro que colocou seus atributos da seguinte maneira: Físico/mental/Social. Ele quer usar Fascínio, o nível 1 de Presença. O jogador olha então para o que precisa para usar a disciplina: Carisma + Performance. Ora, o nosso amigo tem Carisma baixo e por ser porradeiro provavelmente nenhum ponto de Performance. Por que diabos ele vai gastar seus pontos de disciplina numa disciplina que não vai poder ser usada adequadamente?

Vamos para outro vampiro que vamos chamar de Sheila. Ela também é brujah, a irmã mais velha de Bob, mas aocontrário do irmão ela começou a montar seu personagem pelas disciplinas. Ela quer usar presença, ser o centro das atenções, uma diva, linda e maravilhosa. Ela Olha presença e descobre o que ela precisa fortalecer para ter seus efeitos máximos:

Nível 1: Fascínio – Carisma e Performance.

Nível 2: Olhar Aterrorizante – Carisma e Intimidação

Nível 3: Transe – Aparência e Empatia

Nível 4: Convocação – Carisma e Lábia

Nível 5: Majestade – Carisma e Intimidação e exige o gasto de 1 ponto de Força de Vontade para ativar.

Olhando nossa disciplina, o que precisamos completar? Maximizar Carisma e Aparência como atributos, e depois maximizar as perícias Performance, Intimidação, Lábia, Empatia e é claro, colocar uns pontos extras em Força de vontade. Maximizando assim o seu personagem você estará pronto para ser mais útil dentro do seu ramo de atuação. Claro que Sheila não vai ser boa de briga, mas ela vai conseguir muito mais favores que Bob.

Deixe um comentário