O desafio RPG – Dia 03

Um jogo que é subestimado

É, eu sei que deveria ter postado isso no domingo, mas domingo é o dia sagrado da diversão. Ainda mais que este último domingo foi o dia do trabalho. Aliás, só num governo como o nosso o dia do trabalho cai num domingo. Deve ser a mesma conspiração que trouxe de volta a inflação. Mas vá lá, é um desafio de RPG e não de política e hoje falaremos do jogo subestimado.

Nesta categoria eu posso citar um que é dos meus favoritos: O MBII, ou Mighty Blade II do Thiago J. É um RPG enxuto, bem diagramado e com uma postura muito bacana que é sumariamente deixado de lado pelos derivados de d20 e RPGs importados da vida.

Poucos livros nacionais sem o apoio de uma editora major têm tanto material de qualidade quando o MB. Desejo realmente que se eu vier a fazer outra lista como esta em futuro próximo, outro RPG ocupe este lugar. MB é um sistema fantasticamente simples e divertido, com um cenário MUITO interessante.

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Observador
    maio 10, 2011 @ 15:25:55

    Betão …. agora estamos nos entendendo …

    O Mighty Blade é um excelente sistema. É leve, simples (sem ser simplista).
    O melhor sistema de RPG que eu já vi em toda minha vida para se ensinar novatos em RPG’s , quando o tema for Medieval.

    Ele é muito mais simples que 3D&T Alpha (a qual eu gosto também, porém para outros focos fora do medieval).
    Por este motivo eu mestro e ensino RPG’s para novas gerações (Sobrinhos/Primos) usando o Mighty Blade.

    Apesar de ser fã e jogador de Dungeoneer também, acho o Mighty Blade mais completo .

    No site do Mighty Blade pode-se baixar o sistema completo de forma gratuita e um bando de suplementos, revistas, e possue também um cenário.

    Pessoalmente eu baixei tudo, mas uso mais o manual puro, não gosto muito de novas raças/classes ( sempre odiei superpopulação de raças/classes, não importa o sistema).

    Eu jogo Old Dragon também, porém OD não é feito para iniciantes em RPG.
    Mas Old Dragon tá bombando e vendendo bem, inclusive sendo vendido no site da Moonshadow.
    É um sistema muito mais divulgado do que o Mighty Blade, inclusive no livro no Old Dragon há um agradecimento ao criador do Mighty Blade.

    A pergunta é, porque o Old Dragon tá bombando e o Mighty Blade que é de qualidade também, não está ?

    Eu acho que o autor do MB o Tiago Junges subestima o próprio produto, apesar de um site bacana etc…, acho que o Tiago sub-utiliza o potencial de divulgação do mesmo em outros blogs.
    Já o OD é falado direto em trocentos blogs afora.
    O Mr. Pop soube costurar amizades em torno do Old Dragon, e te tido apoio em blogs, acho o Mr.Pop bem melhor relacionado com a comunidade blogueira do RPG nacional do que o Tiago Junges, e para mim esse é o motivo do Old Dragon bombar e do MB ficar escondido. O Tiago Junges tem que se juntar com a comunidade para divulgar o MB.
    O MB já foi falado em diversos blogs, até no Rede RPG, mas são post’s isolados e esquecidos, já o OD é falado todo dia praticamente.

    Eu jogo MB com meus sobrinhos/primos, e jogo também pelo RRPG Firecast, para mim se o Tiago Junges pegar pesado, o sistema dele vira “top” igual ocorre com o Old Dragon.
    E o sistema do MB é focado em Old School.

    Eu comprei o livro impresso do MB, paguei R$ 26,00 em dezembro do ano passado, a diferença entre o manual impresso pro PDF, é que o manual impresso possue ilustrações e obvio você tem um livro de papel na mão pata transportar.
    Comprei para apoiar o RPG nacional e esse belissímo sistema, e irei comprar novos suplementos logo o Tiago lance em livros.

    Hoje em dia para ensinar novatos nem D&D 1E presta, pois ele é “pesado” ainda, OD, também não, GURPS nem se fala …
    Mighty Blade é o número 1 para se ensinar novatos. Depois que o pessoal estiver entrosado com o RPG, aí você rola um D&D e GURPS na moçada, mas antes fique com o MB que não deve nada para ninguém quando assunto é sistema.

Deixe uma resposta

