Desafio RPG – Dia 11

O melhor RPG adaptado de outra mídia

O Brasil é um país “borg”. Para aqueles que não sabem “borg” é o inimigo da vez de Jornada nas Estrelas. Além de serem os mais perigosos inimigos da Federação dos Planetas os borgs tem uma característica especial. Tem como objetivo “assimilar” todas as raças e tecnologias que por ventura encontrem, desde que possuam relevância tecnológica e cultural para alcançarem o que entendem como perfeição.

O Brasil faz justamente isso. Ele assimila aquilo que deseja e vai com essa assimilação em busca da perfeição. Não inventamos o futebol, mas somos o único país campeão mundial por seis vezes; não inventamos o CD, mas uma dupla sertaneja brasileira desenvolveu uma forma de baratear em mais de 80% o custo de um deles… Esportes, cinema, música, teatro, entretenimento em geral… Tem sempre o brasileiro melhorando as coisas. Absorvendo e fazendo do seu jeito.

E isso inexoravelmente vai nos levar de volta ao RPG. Estamos aprendendo, depois de um longo inverno que podemos não apenas nos apropriar de jogos, temáticas e sistemas e fazer deles a base, a fundação para nossos próprios jogos. Estamos aprendendo, mesmo que tardiamente, que manuais de regras são apenas conjuntos de sugestões e não leis universais inquebrantáveis. Esta é uma evolução que eu esperava presenciar a muito tempo.

Partindo dessa premissa fica fácil descobrir qual é o melhor RPG nascido de outra forma de jogo. Eu poderia citar duas dúzias de jogos antes de chegar aonde eu quero, mas acho que seria apenas uma lista enfadonha. Assim, vou direto ao ponto. Usagi Yojimbo RPG, usando ainda o sistema fuzion light.

Poucos jogos trazem a emoção de suas mídias de origem como este aqui o faz. Está tudo o que você precisa lá: todas as informações vieram dos quadrinhos e seguem sua cronologia. Quem gosta de Usagi vai ter material para uma vida inteira de jogos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: