Anjos da Noite: o Encanto de jogar no mundo das trevas

Se você começou a jogar RPG a pouco mais de 5 anos, provavelmente não vai entender a reviravolta que o primeiro “Anjos da Noite”(Underworld) causou. É um filme que conta a luta secreta entre vampiros e lobisomens no mundo moderno, munidos de muita tecnologia e coreografias de luta bem demarcadas. A personagem principal, Selena (Kate Beckinsale) é uma “mercador da morte”, uma espécie de vampira caçadora de lobisomens que se envolve com Michel Corvin, um humano descendente da 1ª linhagem de lobisomens.

Muito mais que um bom filme de ação com várias continuações – nem todas boas, diga-se de passagem – Anjos da Noite explora a visão que faltava para mim no Antigo Mundo das Trevas, ou World of Darkness. Eu comecei a jogar WoD em 1992-93 se não me falha a memória  e toda a referência que tínhamos era o passável “Entrevista com o Vampiro” com Tom Cruise. Ele passava uma imagem mais lenta d o jogo, recheada de drama e intrigas.

Não me entenda mal. Eu acho “Entrevista com o vampiro” anos-luz á frente de “Crepúsculo”, mas não muda o fato de que filmes como Blade, Anjos da Noite e Van Helsing deram um novo sabor ás crônicas. Sabor na forma de lutas legais, grandes perseguições de carro, pistolas-metralhadoras cuspindo balas recheadas de Nitrato de Prata, intriga e morte.

O impacto foi tão grande justamente porque criava uma linha de interpretação de jogos. Não que ela não existisse antes, mas agora você poderia dizer para alguém que quisesse jogar: “bom, vampiro é mais ou menos como aquele filme Anjos da Noite, tá ligado?”. Observando a quadrilogia os autores expõe tudo que um dia foi sonhado por jogadores e autores do jogo: uma relação de amor entre um vampiro e um lobisomem, o nascimento de um híbrido (meio vampiro-meio lycan), a luta pela sobrevivência, a descoberta da raça humana…

Se neste carnaval você quiser uma boa sessão pipoca, baixe ou tire o pó dos seus DVDs da série. O mais recente “Anjos da Noite: o despertar” (Underworld Awakening) parece ser o mais fraco deles, mas não perde seu mérito de um bom filme pipoca de como seria um mundo onde os humanos sabem que vampiros e lycans existem e os combatem- se bem que com uma reviravolta bem espera, diga-se de passagem.

Underworld – Anjos da Noite

Underworld: Evolution – Anjos da Noite 2 – A Evolução

Underworld: Rise of the Lycans – Anjos da Noite 3 – A Rebelião

Underworld Awakening – Anjos da Noite 4: O Despertar

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. arquimagorquimago
    fev 21, 2012 @ 12:01:16

    Bom saber sobre este ultimo! Achei todos bons, inspiradores e diferentes no minimo.

  2. Carlos Alberto
    mar 03, 2013 @ 02:22:15

    Lembro que quando foi lançado o primeiro Anjos da Noite, meio que rolou um suspense se ele era ou não uma adaptação de Vampiro, já que tem muita coisa ali do cenário da White Wolf, mas é um bom filme mesmo, e deu um plus em histórias de vampiros com mais ação… Outra boa referência nesse estilo é Vampiros de Jonh Carpenter, ótimo pra basear uma crônica com caçadores!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: