Ripado para D&D

Olá amigos,

Pretendo retornar ao Lote com força total em 2013, com uma média de uma postagem por semana. Mas por enquanto vou forçando uma postagem aqui e ali com as coisas que eu digeri.

Uma das coisas que eu mais gosto quando estou lendo sobre rpgs diferentes é a possibilidade de trazer alguma mecânica especial de um jogo para outro. Esse tipo de transplante cria novas possibilidades de jogos, algumas delas muito mais divertidas que as normais. Algumas idéias são tão boas que deveriam estar em qualquer jogo de RPG que se preze.

Uma dessas idéias (que ainda não sei bem como implementar) é uma que eu vi no novo Marvel Super Heroes. O personagem possui três dados de combate: um quando ele esta agindo sozinho (solo), outro quando ele está com um parceiro (partner) e outro quando ele está num time (team). Quem decide onde cada dado vai ficar é o jogador. Um cara que seja estilo Batman teria o maior dado no solo, o segundo melhor no partner e o terceiro como team.  Outros, no estilo Gavião Arqueiro poderiam funcionar melhor em equipe (team) ter um bom trabalho sozinho (solo) e não ser tão efetivo em dupla (partner). A mecânica é bem simples e achei, com o perdão da expressão, muito foda.

É algo que com certeza eu vou usar em meus jogos de D&D 3.5. Dá até para imaginar esse tipo de coisa numa mesa de fantasia medieval, afinal nada mais adequado para um jogo que reúne sob o mesmo teto ícones como Raistlin Majere, Drizzt Do’Urden, e Elminster Aumar.

A primeira idéia de implementar esse material seria dando um bônus de +2/-2 aos testes normais do personagem. Por exemplo, um guerreiro de nível 1, com força 18 (+4), teria um BBA de +5 para atacar com espada longa. Digamos que ele é um legionário e aprendeu a trabalhar bem em conjunto. Então sempre que ele agisse dentro dessa equipe ele teria um bônus de +2. Sua BBA e testes receberiam esse bônus. Digamos que este mesmo cara também é razoavelmente bom agindo em dupla: não teria bônus algum. Mas sendo assim, ele seria péssimo agindo sozinho (-2 nos testes e ataques).

Essa nova mecânica também abre espaço para um sem número de novos talentos (combate <tipo de combate> aprimorado, por exemplo), entre outras coisas como manobras especiais. Parafraseando uma propaganda cerveja: “imagine as possibilidades”…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: