O revival dos jogos antigos.

Essa semana eu recebi pelo menos três e-mails de amigos que perguntavam se eu sabia de algum lugar ou de alguém que vendesse livros físicos de RPG. De moto eu sempre respondo moonshadows livraria, de longe a melhor loja que eu conheço. Mas  nos três e-mails recebi resposta semelhante: nem lá tem.

Os livros procurados podem explicar a falta de tais tomos. Um deles queria um vampiro: a Máscara 3ª edição, outro o Livro do Mestre do D&D (3.5), e o outro queria o Lobisomem: o Apocalipse (2ª edição). Devo admitir que são títulos difíceis de conseguir. Todos fora de catálogo, hoje verdadeiras peças de colecionador. Desses, não tenho nenhum: meu Vampiro é 2ª edição, meu Livro do Mestre é 3.0 e o meu Apocalipse foi dado de presente uns dez anos atrás (se não mais).

O que me chamou realmente atenção é a busca por jogos antigos, for de catálogo, como vampiro (3ª edição) e D&D (3.5). Arrumei um tempinho e fiz algumas pesquisas nas principais lojas de RPG que eu conheço e, em todas, a procura por esse tipo de material vem crescendo. Em São Paulo ainda é possível achar tais relíquias a preços módicos em sebos, mas é preciso garimpar e ter espírito de busca para tal feito. Em capitais menores, como Brasília, por exemplo, a busca é infrutífera, para não dizer inútil. Dos três sebos que eu procurei nenhum tem os livros citados.

O que isso quer dizer? Não sei. Alguns podem argumentar que os novos RPGs não vêm agradando tanto o público convencional, outros vão dizer que clássicos serão sempre clássicos e que sempre vai ter gente atrás deles. Outro ponto: todos esses livros possuem versões on line facilmente baixáveis. Por que não baixar e procurar uma gráfica rápida para tal feito?

Vai ver nesses tempos de lojas como a Amazon e de leitores como o Kindle, as pessoas ainda queiram ter o prazer do peso de um livro nas mãos, sentir o cheiro do papel e passear pelas páginas sem precisar de um render ou de conexão á internet. Nos faz pensar.

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Eric Quaresma
    dez 26, 2012 @ 11:21:12

    Acho q isso deve ser uma epidemia, tbm vivo procurando livros antigos, me arrependo de não ter comprado o D&D 3.5 na época, tenho o 3, mas queria o outro tbm, dei sorte de um amigo me arrumar o Vampiro 3E, na época q ele comprou, eu comprei a Idade das Trevas.
    Acho q devemos tentar fazer as editoras relançar os livros se a busca está tão grande assim, já mandei e-mail para a Devir e eles me informaram q não haviam decidido sobre relançar o D&D 3.5.
    Uma dica para quem o seu amigo q qr o Livro do Mestre 3.5, na Terra Média ainda tinha pacote com ele e o Manual dos Planos.

  2. Talude
    dez 26, 2012 @ 13:50:32

    Eu me lembro do João Yajima falando que o D&D3.x vendeu muito mais que o D&D4 e que sempre tem gente que entra em contato com a MoonShadows buscando esses livros lá na livraria.
    Ao que parece, é possível dizer que D&D3 fez muito mai sucesso que o D&D4 por aqui, que teve muita campanha negativa (eu mesmo não gostei)

  3. Alisson
    dez 27, 2012 @ 03:20:48

    Não é nada demais, somente nostalgia mesmo. Graças a Deus que os tempos de outrora se foram. Hoje temos muita diversidade, eventos descentralizados, etc.

  4. valberto
    dez 27, 2012 @ 07:22:18

    Me explica o argumento dos eventos descentralizados.

Deixe um comentário

