#RPGaDay, dia 07 – O jogo mais intelectual que eu tenho

Ascension_Circle__Mage_by_Rungok

É sério isso Arnaldo? Intelectual? Sério… como se responde isso? Como é que uma modalidade de jogo que trabalha com imaginação pode ser considerada não intelectual?

Bom, pelo que eu sei um intelectual é uma pessoa que usa o seu “intelecto” para estudar, refletir ou especular acerca de ideias, de modo que este uso do seu intelecto possua uma relevância social e coletiva. A definição do intelectual é realizada, principalmente, por outros intelectuais e acadêmicos. Estes definem o termo segundo seus próprios posicionamentos intelectuais, fato este que orna mais complexa a definição. Então, numa tradução do filosofêz para o português intelectual é aquilo que pensa, ou que faz pensar. Normalmente complicado. Sendo assim só um rpg que eu tenho entra nessa lista: Mago: a ascensão, da White Wolf.

Utilizando-se das esferas mágicas, os Despertos (magos) alteram a realidade de acordo com a sua vontade. Porém, o mago não pode utilizar-se deste poder do modo que quiser. Se abusar, sofrerá as consequências.

Os jogos da linha storyteller, em geral, adotam o clima de horror pessoal, que refletem como a sociedade contemporânea se tornaria. Esse clima pesado e violento é chamado de punk-gótico. Em Mago: a Ascensão, os temas abordados no jogo são um tanto amplos, dando margem a histórias enfocando uma luta pela Esperança, pela Igualdade, pela Liberdade, ou mesmo por um misto de tudo isto e mais. Em termos de regras pode ser um dos mais complexos do Mundo das Trevas e, em termos de ambientação, este é um dos títulos mais complexos desta linha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: