Recuperando o prazer de jogar.

Recuperando o prazer de jogar.

 

Recordo certa vez de um dia que fui até a Administração do gama para encontrar alguns jogadores de D&D que jogavam no jardim em frente. Era uma praça espaçosa, bem sombreada, com grama agradável, um verdadeiro oásis na secura natural do clima de Brasília. Logo encontrei a Eurulina (a Mimi) que tinha me convidado para aparecer. Eu me sentei na grama e fiquei vendo os jogadores do grupo dela.

Não demorei muito. Lembro que saí quando um druida que estava em queda livre fez aparecer uma baleia orca e montou nela em queda para fazer um “surfe assassino”. Antes disso tinha me deparado com personagens que causavam mais 400 pontos de dano por ataque (tinham mais que um!) e tinham CA que passava fácil de 30. Todos – todos mesmo – eram adeptos do min/max, do estilo de jogo overpower, arrancando de cada vírgula mal colocada no sistema um novo combo. Eu conheço uma meia dúzia de combos, mas perto deles eu tinha uma pistolinha de água contra uma bateria antiaérea.

Aquilo me incomodou muito. E ainda incomoda. Era D&D. 3.5. Combo puro e em alto grau. Sei que cada um joga como quer, mas não significa que eu goste de jogar assim. Vai ver foi por isso que eu gostei tanto do novo D&D, o 5e.

Nele, a mecânica de bounded accuracy manteve todo mundo “mais preso no chão”. Por enquanto está sendo complicado para o jogador overpower sair por aí combando. Até onde eu vi – e olhe que posso estar enganado – fica mais complicado se amparar em regras para fazer do erro do sistema uma vantagem.

Estou montando personagens para o encontro d30 dark fantasy. Minha homenagem ao trabalho maravilhoso e vívido de Glen Cook na sua amora companhia negra.

Tenho muito a agradecer à nova edição de D&D. ela trouxe para mim o prazer de jogar de novo, como se eu tivesse de novo idade para não me preocupar com o IPTU.

 

Deixe um comentário

