Milestones on the way (Experiência)

Por que usar milestones no lugar do sistema tradicional de experiência no seu RPG?

Milestone (ou Marco, em português) é uma expressão em inglês que tem sua origem na sinalização e estradas. Antigamente colocavam-se pedras de bom tamanho, pintadas de branco, nas margens das estradas, para informar aos viajantes onde eles estavam e quanto faltava para chegar a um determinado lugar.

No mundo dos negócios Milestone é utilizada como designação de um ponto de controle em um cronograma, através da definição de pontos de checagem ou marcos de desenvolvimento. Representa a conclusão de um conjunto de tarefas ou fase, passiva de aprovação e formalização por parte do cliente.

Em RPG, Milestone representa um objetivo que o grupo de jogadores precisa alcançar para passar de nível. Ao invés de ganhar níveis matando monstros, um de cada vez, o grupo ganha um novo nível quando cumpre uma determinada tarefa significativa para a história. Quando o grupo emerge vitorioso da antiga tumba, depois de ter banido as trevas que infestavam o lugar e trazendo consigo a menina que ia ser oferecida ao deus maligno eles ganham um nível de experiência como prêmio. Resumindo: o grupo inteiro ganha um novo nível, tipicamente no fim de uma ou de várias sessões, quando o objetivo que eles almejavam, para a história, é alcançado.

Parece estranho a primeira vista, mas vamos pegar um filme e mostrar como o desenvolvimento dos personagens por milestones é bem fácil de entender.

Luke Skywalker é um fazendeiro com grandes ambições e pouco futuro. Depois de encontrar uma mensagem misteriosa num droide ele busca pelo eremita Ben Kenobi. Lá chegando ele descobre que é herdeiro de um grande cavaleiro jedi e recebe seu primeiro sabre de luz e se torna aprendiz de cavaleiro jedi.

Podemos dizer que neste caso a primeira aventura de Luke foi encontrar Ben e ele ganhou seu primeiro nível de experiência quando recebeu o sabre de luz que pertenceu a seu pai. Depois ele continua evoluindo quando consegue uma nave para levá-los a Alderan (Han Solo), quando foge da estrela da morte, resgatando a Princesa Leia, quando se torna piloto e quando destrói a estrela da morte. Uau! Que aventura.

A primeira vantagem do sistema de milestones é que a aventura agora é focada na história. Nada mais de ficar fazendo “grinding” (expressão em inglês, oriundo dos jogos de RPG eletrônicos, onde você tem que ficar enfrentando monstros aleatórios em busca de tesouros, itens, ou acumulação de XP para poder enfrentar monstros mais poderosos). Os jogadores vão ficar bem mais interessados no que está acontecendo na mesa de jogo, se eles não estiverem procurando alguma coisa para matar.

Outra significativa vantagem é que, como eles não tem mais que ficar procurando coisas para matar, eles não precisam mais ficar se comportando como um grupo maníaco homicida numa busca infinita por pontos de XP. Eles podem até mesmo se dar ao desfrute de experimentar formas diferentes de solucionar os problemas que surgem na história. Ao invés de simplesmente entrar num combate mortal com um batalhão de goblins, eles podem simplesmente dar a volta, tentar passar despercebidos, tentar comprar a sua passagem segura pelas criaturas, tentar achar uma saída diplomática… e mesmo que entrem em combate, sabendo que não vão receber Experiência por ele, podem optar por uma saída estratégica para não morrer.

Outro ponto positivo é que o narrador não precisa mais ficar se preocupando em dar pontos de experiência no final de cada sessão. Também não precisa se preocupar com quem participou de cada combate, quem fez o que, quando e onde. Convenhamos, mesmo com sistemas eletrônicos de ajuda, fazer esses cálculos é bem chato. O grupo inteiro avança ou não. Além de facilitar a interpretação, o sistema também permite que o jogador se foque mais no seu grupo. Se todos ganham, enquanto estão em grupo, não tem lugar para lobos solitários. Ou pelo menos não existe tanto lugar assim para eles.

Concluindo, o nivelamento por marcos (milestones) leva o prêmio. Simplifica coisas para o GM e para o jogo. Se você não fez uso deste método, sugiro que você abra a sua mente e experimente. O resultado pode ser melhor do que você está esperando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: