Relacionamentos Prévios

Olá amigos, estou planejando um novo arco para a minha campanha atual, que se passará alguns anos no futuro. Esta é uma oportunidade para os jogadores da mesa criarem novos personagens e experimentarem novas classes e raças. Os antigos personagens agora se tornaram NPCs, com 1d4 níveis a mais.

Esse novo arco me fez refletir sobre como começar uma nova campanha costuma ser um pouco estranho. Há uma “curva íngreme” de interpretação no início. Vocês já sentiram isso? Às vezes, levava semanas ou até meses para uma campanha realmente começar a fluir. Mesmo aventuras únicas não funcionavam até que estivéssemos a uma sala do desafio final, o que é ruim quando você tem tempo limitado. Mas isso mudou para mim. Aprendi um truque simples e agora o uso em todos os jogos.

Você sabe aquele momento em que todos os personagens estão finalmente na mesma sala, cada um descreveu seu personagem e se apresentou? Talvez até já tenham lutado juntos. Mas agora estão tendo aquela conversa estranha onde todos estão tentando encontrar razões dentro do mundo para se unirem, enquanto são fiéis aos seus personagens. Os jogadores sabem que são uma equipe de aventureiros, mas os personagens geralmente ainda não sabem. Como superar essa estranheza de novos conhecidos? A solução é simples: os personagens não são novos conhecidos. Eles já têm relacionamentos com essas pessoas antes dos eventos da campanha. É isso!

Ótimo texto pessoal. Vejo vocês na próxima semana. Ok, estou brincando. Na verdade, tenho muito mais a dizer. Quero mostrar por que isso funciona, como funciona, por que é bom para jogadores e mestres. Quero compartilhar alguns exemplos desse truque em ação, pois vai além de apenas dizer que vocês se conheceram antes ou atribuir um rótulo a um par de personagens.

Nos espaços de design de jogos de mesa, frequentemente se diz que se algo é importante para um jogo, ele será representado nos mecanismos do jogo (suas regras). O elefante na sala aqui, eu acho, é o TORMENTA 20, que tem suas raízes nos jogos de D&D e wargames. Raízes que ainda estão muito presentes em onde ele escolhe focar seus mecanismos. Mas à medida que TORMENTA 20 evolui e atrai um público diferente com objetivos diferentes, os mecanismos não necessariamente mudam para combinar. TORMENTA 20 oferece em sua história (lore do cenário) a possibilidade de laços ente os jogadores, mas suspeito que um grande número de jogadores não use muito. Em minha experiência, esses laços são formados principalmente com NPCs ou organizações, em vez de com seus colegas jogadores. É mais fácil como Acólito ou Soldado voicê ter vínculos e laços com NPCs do jogo do que com colegas jogadores, saca?

O TORMENTA 20 não tem realmente mecânicas de relacionamento. Mas vou te contar um segredo. Você pode simplesmente adicionar uma. Não há absolutamente nenhuma razão para não “roubartilhar” um mecanismo de outro jogo que você acha que serviria à sua mesa. A maneira como eu encontrei é bastante simples. Eu apenas exijo que cada personagem tenha uma conexão existente com pelo menos outros dois personagens. Isso naturalmente resulta em uma rede de conexões que se entrecruzam por todo o grupo. Agora, os jogadores podem resolver isso por conta própria, um a um, ou podemos desenvolver essas conexões juntos durante a sessão zero. Acho que essa tática é mais eficaz quando é feita junto com o processo de criação de personagens, em vez de depois. Se as pessoas criarem toda a história de seus personagens de antemão e depois tentarem formar conexões, essas conexões tendem a ser mais rasas. Menos “ele me ensinou a lutar como cavaleiro da corte de meu pai” e mais “tentei roubar ele semana passada e ele me pegou”.

Claro, os jogadores podem fazer isso mesmo que o mestre não exija. Não precisa ser codificado nas regras do jogo para um jogador dizer a outro: “Ei, que tal seu personagem e o meu serem um casal casado neste jogo?” Na verdade, você provavelmente já jogou em pelo menos um jogo onde dois jogadores tinham um relacionamento pré-existente. E se você já jogou, você pode ter testemunhado em tempo real quão benéfico isso pode ser para a interpretação. O benefício óbvio é que esses personagens não precisam fingir ser completos estranhos enquanto simultaneamente tentam, em um nível meta, se aproximar um do outro. Mas há mais do que apenas familiaridade a ser ganho aqui. Um relacionamento lhe dá uma desculpa para construir o mundo e desenvolver suas histórias pregressas juntos durante o jogo. Você poderia dizer algo como “Cuidado, não queremos uma repetição do que aconteceu na Clareira do Nascer do Sol”. “O que aconteceu na Clareira do Nascer do Sol?” Você acabou de passar a bola para o outro jogador começar a responder a essa pergunta. E conforme você improvisa coisas assim na mesa ou mesmo trabalha para desenvolvê-las entre sessões, seus relacionamentos se tornam mais complexos e sua interpretação se torna mais rica. E com relacionamentos, as apostas são mais altas, porque agora você tem alguém com quem você se importa no jogo. “Não deixe ele morrer, ele é o único que sabe onde o tesouro está enterrado!” Isso cria um tipo diferente de interesse e investimento na história que simplesmente não está lá quando você só conhece essas pessoas como outros jogadores.

É algo que eu recomendo a todos experimentarem pelo menos uma vez em sua mesa. Você não precisa codificá-lo em mecanismos, mas só de sugerir antes do jogo começar que os personagens têm um relacionamento preexistente, você pode ver uma mudança instantânea na dinâmica do grupo. A qualquer momento em que a conexão entre personagens está ficando rasa, você pode apenas recuar e dizer: “Espere, vocês não se lembram daquela vez em que…” E se não funcionar para você, você sempre pode tentar algo novo na próxima vez.

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Mike Wevanne
    abr 30, 2024 @ 13:57:23

    Eu costumo roubar mecânicas de criação de relações entre os personagens dos jogadores de um outro jogo quando elas não são nativas do sistema em que estou rodando no momento. Também costumo fazer isso com mecânicas de downtime, que eventualmente também podem fazer essas relações emergirem.

Deixe um comentário