Fusões, blogues e outras coisas.

 

 

Para uma pessoa que trabalha com informação o tempo todo e tem de estar antenado com todas as novidades do mercado na minha área de atuação eu me considero um cara bem resistente a mudanças. Já fui bem pior, pode ter certeza. Quando o Talude me falou do Twitter eu não dei bola – hoje continuo não dando – não sei mesmo ainda para que aquele troço serve; é provável que eu não fique com ele por muito tempo. Quando ouvi falar do youtube também não dei bola. Enfim, pelo menos para o youtube eu já tenho alguma utilidade (AMV rocks!).

Dito isto fica clara a minha posição contrária a nova era de fusões e mega-fusões da bloguesfera. Não tenho nada que ver com isso, até porque a proposta do Lote foi sempre ser um lugar para colocar os meus pensamentos. E não tenho qualquer pretensão de trabalhar de outra forma nos anos que antevejo a minha frente. Da mesma forma, não me agrada a idéia de um site com muitos colaboradores. Isso me lembra muito a disposição de um certo portal de RPG no Brasil cujo nome não pode ser dito.

De fato eu não posso exigir que ninguém goste de minha opinião ou que a siga. Cada um faz o que quer, e se você quer se juntar com mais 300 escritores e fazer um mega-hiper-giga-uber blog/site/portal que fala de tudo e mais um pouco, não será este dono de lote aqui, atolado de trabalho que vai tentar fazer você mudar de idéia. Entretanto, deixo claro que quando escuto dizer que três ou quatro blogs que eu gosto vão se unir num único blog, a única coisa que eu penso é que três ou quatro bons blogues simplesmente deixaram de existir.

Futuro ou não, é como estes novos celulares: não me agradam.

12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Gilson RPG•educação
    jun 26, 2009 @ 01:18:26

    Talvez para ter mais postagens.

    Gilson

  2. Antonio Sá Neto
    jun 26, 2009 @ 01:52:26

    Oi Valberto!

    Seguinte, respeito bastante a sua opinião. Acho até que ela é válida por que matematicamente se pararmos pra pensar estamos reduzindo 4 blogs e concentrando tudo em apenas 1. Só o raciocínio matemático em sí já seria o suficiente pra caracterizar uma perda. No entanto na prática, as coisas não serão assim. Posso garantir isso a você. Todos os membros manterão sua constância de artigos. Eu que estava na casa dos 3, 4, semanais provavelmente continuarei assim e isso vale para os demais membros também.

    Sobre a sua suspeita sobre um site com muitos colaboradores, isso passa longe da nossa cabeça. Não estamos pensando em colaboradores por sí só. Estamos pensando em sócios. Em pessoas que queiram somar, que queiram desenvolver material, mas por algum motivo não querem ou não podem manter um blog.

    Outra intenção e esse é um projeto futuro, é uma encubadora de blogs. O leitor posta no Paragons, toma gosto pela coisa e quando perceber que é viável, abre o seu próprio e alça vôo sozinho, com todo o apoio que pudermos dar. Isso eu garanto!

    Por último, sobre seguir ou não o blog por conta deste ou daquele membro, isso pode ser facilitado adicionando aos seus favoritos os endereços individuais. Uma espécie de blog dentro do blog. Por exemplo, se você quer seguir minhas postagens como se fosse o POP DICE, basta salvar nos seus favoritos, o endereço: http://www.paragons.com.br/author/sarego/. Se você quiser assinar os feeds apenas deste autor basta adicionar a palavra FEED depois da última barra, assim: http://www.paragons.com.br/author/sarego/feed/.

    Abraços!

  3. Antonio Sá Neto
    jun 26, 2009 @ 01:53:25

    Se possível for corrija pra mim o “Consentrando”! Grato!

  4. Bruno Cobbi
    jun 26, 2009 @ 02:36:44

    Oi Beto,

    Dito isto fica clara a minha posição contrária a nova era de fusões e mega-fusões da bloguesfera. Não tenho nada que ver com isso, até porque a proposta do Lote foi sempre ser um lugar para colocar os meus pensamentos. E não tenho qualquer pretensão de trabalhar de outra forma nos anos que antevejo a minha frente.

    Fusão de blogs não é sinônimo de parar de postar o que se pensa. Não posso falar pelos outros, mas a experiência de postagem coletiva no d3system migrou no sentido exatamente contrário. Vide a última tirinha do Johnny.

    Da mesma forma, não me agrada a idéia de um site com muitos colaboradores. Isso me lembra muito a disposição de um certo portal de RPG no Brasil cujo nome não pode ser dito.

    Como eu disse, fusão de blogs não tem nada a ver com censura e, na minha opinião, essa comparação foi até meio preconceituosa da sua parte. :(

    Embora você esteja no seu seu direito de opinar, meu conselho é: não confunda o trabalho de blogs como o d3system e o novíssimo Paragons (que eu venho acompanhando pelos bastidores há certo tempo) com a postura da REDE ou da Spell. São coisas completamente diferentes. Compará-los exige cuidado para não causar uma confusão dos diabos. Que fique claro que não há nenhuma opinião minha expressa nisso — nenhum é melhor ou pior: só são MUITO diferentes. E tem espaço pra tudo isso na web e no mundo.

    Mas voltando ao assunto… :)

    Sendo mais chato academicista, vejo esse movimento de fusão dos blogs como algo natural diante das tendências da internê. A famosa “web colaborativa”.

    Vc tem personalidade forte, opinião formada, conhecimento de causa e sabe fazer polêmica. Além disso, quer-queira-quer-não, você é um ótimo blogueiro (e um bom cronista tb). Estou certo que qualquer projeto que quisesse te incorporar à equipe estaria interessado justamente nisso. Não se aproveitar disso seria desperdício. É como se apaixonar por uma garota pq ela é sensual e provocante e, depois de casar, tentar transformá-la numa candidata a noviça rendeira.

    É lógico que tudo tem limites. Respeito é bom, todo mundo gosta, não dá vexame, não quebra o dentes, não visita a delegacia e nem vai pro tribunal. O segredo é o equilíbrio. E tem mais, ninguém disse que trabalhar em equipe é fácil. Felizmente, a gente é bem treinado nisso jogando nosso bom e velho RPG! :D

  5. valberto
    jun 26, 2009 @ 02:51:07

    Bruno, depois de tudo o que eu vi na internet nos últimos anos eu acho que é mais que natural que eu tenha pé atrás com algumas coisas. Desculpe se soou preconceituoso – não era mesmo a minha intenção.
    Mas tá registrada sua opinião. O bom de tudo isso é que mesmo depois de tanto tempo o blog me surpreende.

  6. d.darkangellus
    jun 26, 2009 @ 03:58:24

    Não vejo problema algum quanto ao fato de fusões na blogosfera rpgística,até colabora, ao invés de ter de visitar dezenas de outros blogs, já que a blogosfera tem crescido últimamente.

    Aliás, apoio quando estamos falando de amigos blogueiros ,como no caso do D3 System e do Paragons.

    Ninguém deseja ter um Blog sem visitantes e nenhum comentário,isso acaba sendo uma prioridade.

    Postar material/idéias/pensamentos/opiniões onde dezenas de outros blogs/fóruns/sites estão alojados, muitos deles reconhecidos e já estruturados, requer certo empenho e visibilidade para gerar bons resultados,as vezes isso pode ser alcançado através de parcerias, projetos (como a IM&M) ou simplismente como fusões.

    Abrçs e Bons Jogos.

  7. Agatha Guedes
    jun 26, 2009 @ 18:36:38

    Ah, como é bom vir aqui e ler o que acabei de ler. Pensei exatamente a mesma coisa quando vi que um blog de ótima qualidade como o “42” tinha sido fundido com outros blogs. Eu gostava da forma que era escrito e admirava o trabalho. Quando vi que havia se unido a outros blogs para “crescer” eu percebi de cara que tinha perdido as características e resolvi não acompanhá-lo. Só nessa ele já perdeu dois leitores (esposo e eu).

    No final das contas eu sempre acho que vai faltar material e que vão acabar postando sobre a Luluzinha teen para “diversificar” as postagens e, consequentemente, perdendo leitores.

    Espero que outros bons blogs ignorem um pouco essa prática.

    Vendo por um lado pessimista eu percebo que 4 bons blogs deixaram de existir para que apenas 1 fosse mantido. Nas minhas contas, eu acabei perdendo 4 bons blogs e não ganhando nada em troca. Talvez seja mesmo ignorância ou birra minha, mas é também um pouco de receio com algo que era tão bom se tornar tão …”genérico”.

  8. shingowatanabe
    jun 26, 2009 @ 19:15:33

    Agatha,

    Pena que perdi dois leitores [ na verdade se eu contar o Valberto, são 3, ótimos leitores perdidos :/]

    Eu entrei nesta empreitada de fusão, justamente para ter mais tempo para pensar nos meus posts. No 42, podia não parecer, mas as coisas eram muito corridas para serem feitas todas as postagens diárias. Agora eu tenho tempo para garantir que os meus posts tenham uma maior qualidade, embora em uma menor frequencia.

    Estou tentando o máximo possivel, postar de uma forma melhor do que eu fazia antes. Espero muito que vc esteja errada e que eu não perca as caracteristicas principais, mas tudo isto é apenas o começo e a única coisa que eu posso pedir a vcs é acompanhar agora. Se vcs não gostarem, repito, que eu fico triste por perder 3 ótimos leitores mas fiz tudo que pude.

    Abraços!

  9. valberto
    jun 26, 2009 @ 20:13:03

    Shingo se o motivo da fusão for apenas para ter mais tempo para postar, porque sempre vai ter outra pessoa postando, o argumento de “vc pode continuar acompanhando apenas as postagens de quem vc quiser dentro do mega blog” dixa de existir. É uma conclusão irrelevante.
    Posto no Lote quando dá porque eu gosto de postar. Não porque tenho d efazer diário, semanal ou coisa que o valha. Não é uma ocupação: é um lazer. Escrevo quando eu quero e quando eu tenho vontade. No dia que escrever aqui for uma obrigação e eu tiver, como sabiamente colocou a àgatha de colocar “Luluzinha Teen” apenas para “diversificar” eu paro de escrever. Em tempo, comento sobre o que eu gosto e o que me causa espanto. E se eu escrever sobre a Luluzinha Teen não vai ser para diversificar ou para ganhar mais leitores. Vai ser por que de alguma forma ela me chamou a atenção – coisa que não vem aocntecendo.
    De novo, não quero jogar água no chope de ninguém, mas se o motivo do mega blog é algum tipo de obrigação ou o lançamento de uma megablogstore eu estou mais é do que certo de ficar de fora.

  10. Trackback: Mais um comentário sobre Fusões « Pergaminhos Dourados
  11. Tio Lipe "Cavaleiros"
    jul 01, 2009 @ 14:05:43

    Olá!
    O Valberto não gosta de novidades… XD
    Brincadeira cara… Minha opinião é a seguinte: gosto de fusões. Eu não sou um cara com muita paciência para ficar procurando postagens ocasionais em vários blogs, e quando dois ou mais blogs de qualidade resolvem se unir num único local eu acho bom. Se o objetivo for a praticidade, e não a fama, eu acho que tá valendo sim. Meu pensamento é de preguiçoso? É, pode ser. É mal de família mesmo. Uhahahahahahhahaha…

    Uma coisa também que gosto muito dessas uniões é que as postagens passam a ser quase que diárias. Isso me segura no blog, sabe? Eu sou do tipo ocupado e que pensa em coisas demais. Se eu passar uns três dias sem visitar um blog eu acabo esquecendo de sua existência. Com essas uniões eu sei que posso visitar o blog uma vez por dia e sempre vou ver uma novidade que me agrade.

    Fica aí minha opinião. Perdão qualquer erro de grafia. XD
    Até and Bye…

  12. Jaime Daniel
    jul 10, 2009 @ 02:51:16

    Eu concordo com o Valberto em alguns pontos. Eu também lamento que alguns blogues acabem, mas nãio critico a decisão. Assim como o Betão, eu tenho meu blog para postar minhas opiniões e passar algumas notícias de vez em quando. Hoje eu sei que meu blog tem poucas pessoas acompanhando, mas sei que ele é uma boa forma de passar as informações que acho necessário sem ter que postar em meio mundo a respeito.

    É normal procurar maior visibilidade para suas opiniões. Desde o começo da Iniciativa d3 System eu fui convidade pelo d3 para escrever lá, mas ainda não achei nada interessante para falar ou escrever lá. Acho que sou um cara de pouca imaginação… então, por enquanto vou ficando na deserta Terra do Nunca mesmo! :)

Deixe um comentário