Eu só quero F****r com a sua vida

Estava batendo um papo com o Nume (dot20) quando ele comentou:

Nume: “Infelizmente não deu para fazer o que eu tinha planejado (PJs matam o necromante e são amaldiçoados por Tenebra) porque o Adão e o resto do grupo foram espertos o suficiente para não matarem o necromante. XD”.

Eu: “Você planeja ferrar os seus jogadores durante o jogo? oO. Nota mental: quando for a encontros, evitar as mesas do Finório…”

Nume: “Também não é bem assim, Valberto. Meus jogadores tem um histórico de “cagar pro lance”, então meio que armei uma armadilha para que, se eles repetissem a dose dessa vez o pau fechasse pra cima deles”.

Eu compreendo bem a postura do Nume. Tem jogador tão sem noção que vai para a mesa de jogo apenas para avacalhar. Se bobear não sabe nem o nome do cara que contratou o grupo.

Mas existe uma outra postura bem comum por aí. A de ferrar com os jogadores. E como eu já vi isso acontecer! São narradores e mestres de jogo que usam o jogo para mostrar que têm poder sobre o jogadores, que eles são superiores, melhores, mais vitaminados, etc. são uns tipinhos que gostam de se exibir com seus npcs combados, desafios impossíveis e armadilhas indizíveis. Sob o manto do “mestre controlador” ou o manto do “isso é bom para a história” esses mestres de jogo maltratam, humilham e muitas vezes destroem os personagens dos seus jogadores.

Não sei o que causa esse tipo de comportamento (baixa alta estima, talvez?) mas sei que ela é bem nociva. Nocivo também é o jogador que se submete a esse tipo tirânico de mestre. Uma explicação que eu vejo para isso é o caso em que o mestre é “dono da bola”. Se ele é o único que tem acesso a livros de RPG ele pode usar esse trunfo: “Não tá feliz? Procura outra mesa”. Outra é dos jogadores que nunca jogaram ou que jogaram pouco e não conhecem outras formas de se divertir.

Caramba, eu já coisas de fazer o d8 cair um 13! Como por exemplo, o mestre que exauriu os recursos do grupo, de forma que o paladino teve que vender sua arma e armadura para comer e que os outros jogadores que foram na floresta caçar, mataram um esquilo e despertaram a fúria da deusa da natureza!

Não preciso dizer que isso me incomoda pacas. Eu sou a favor que todo mundo se divirta numa mesa de jogo. se você não se diverte tem alguma muito errada. Por isso eu abomino, de verdade, mestres que não sabem ser mestres. Gente que acha que seus poderes só servem para tornar a vida dos outros miserável. Sim, eu sei que de vez em quando os jogadores fazem por merecer (como exemplificou o Nume, cagando para o lance) mas esta não pode e não deve ser a regra geral.